NOTÍCIAS

Preço do arroz pode reduzir em cerca de 20% nas próximas semanas

Preço do arroz pode reduzir em cerca de 20% nas próximas semanas

O governo federal projeta uma diminuição de aproximadamente 20% no preço do arroz nas semanas seguintes. Em uma reunião conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (14), ministros discutiram sobre os aumentos nos custos dos alimentos para os consumidores no final de 2023 e início de 2024.

O período entre novembro e janeiro testemunhou um impacto significativo no orçamento dos brasileiros, principalmente devido às questões climáticas, como altas temperaturas e chuvas intensas em diversas partes do país, afetando a produção e, consequentemente, os preços dos alimentos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que houve um aumento temporário. “É uma preocupação do presidente que os alimentos permaneçam acessíveis para os brasileiros. Todas as evidências indicam que os preços já estão caindo. Houve uma redução nos preços para os produtores e podemos esperar uma queda ainda maior”, afirmou.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, explicou que o governo espera que a redução de preços seja repassada para os consumidores pelas empresas atacadistas, à medida que novos estoques sejam adquiridos a preços mais baixos.

Ele ressaltou que as enchentes no Rio Grande do Sul afetaram a produção de arroz, mas os preços aos produtores já começaram a cair. Espera-se que essa diminuição seja refletida nos supermercados em breve.

Além disso, os ministros discutiram mudanças no próximo plano safra para incentivar a produção de alimentos, como arroz, feijão, milho, trigo e mandioca. Medidas como facilitação de crédito, formação de estoques públicos e política de preço mínimo estão entre as estratégias para reduzir os preços dos alimentos e aumentar a renda dos produtores, especialmente da agricultura familiar.



O governo também está focado na diversificação das regiões produtoras, visando a redução da concentração no Sul do país. A próxima semana será marcada por reuniões com representantes de diferentes setores do agronegócio para discutir soluções adicionais para os desafios enfrentados pelo setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: