NOTÍCIAS

Início do período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

Início do período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

Hoje marca o início do período para requerer a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Este prazo estará aberto até o dia 26 de abril e é também aplicável para justificar ausências na edição anterior, ocorrida em 2023.

Os interessados devem efetuar o pedido através da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Caso haja dificuldade em recordar a senha da conta, as orientações necessárias para recuperação estão disponíveis na própria plataforma.

Quem pode solicitar Conforme estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a isenção da taxa de inscrição do Enem é concedida a candidatos que se enquadram nos seguintes critérios:

  • Alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024, em instituições públicas registradas no Censo Escolar;
  • Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas;
  • Indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda registradas no CadÚnico.

Justificativa de ausência De acordo com o Inep, os candidatos ausentes nos dois dias de provas do Enem em 2023 devem justificar a falta caso desejem participar da edição deste ano de forma gratuita.

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

  • Período para solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
  • Divulgação dos resultados das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período para recursos: de 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

Sobre o exame O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes ao término da educação básica. Diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam os resultados do exame como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, tais resultados também são utilizados como parâmetros para a concessão de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: