NOTÍCIAS

Estado de Minas Gerais assume liderança nacional na produção de energia solar

Estado de Minas Gerais assume liderança nacional na produção de energia solar

Minas também é primeiro lugar no ranking de geração de energia solar centralizada e anuncia ainda mais projetos nesta modalidade

Minas Gerais se tornou, em setembro deste ano, o principal polo de geração de energia solar do país. Isso porque, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado alcançou a liderança nacional na produção de energia fotovoltaica na modalidade geração centralizada, que leva em consideração os grandes complexos geradores solares. Os mineiros já lideravam há alguns anos a geração distribuída – que são as pequenas unidades geradoras de energia instaladas em casas, empresas e condomínios, de até 5 mw. Mas a liderança de Minas deve ser ampliada significativamente. Grandes projetos continuam sendo anunciados todos os meses, colocando Minas Gerais no caminho para se tornar um dos polos mundiais de produção de energia limpa.

Segundo levantamento mensal da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Minas Gerais possui um potencial de geração centralizada de cerca de 28 gw, considerando as usinas em operação, em construção e já outorgadas, cerca de 40% do país. Esse volume é maior do que os quatro outros estados brasileiros com maior potencial (Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará), somados.

“Este governo está se esforçando para criar o máximo de oportunidades para atrair investimentos de todos os portes neste setor, consolidar a cadeia em torno da energia limpa, gerando renda e desenvolvimento com sustentabilidade para nosso estado”, afirma o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Parceria de R$ 3 bilhões

Os investimentos para a construção de novas usinas solares estão em alta. O mais recente foi anunciado pelas empresas Sul Americana de Metais (SAM) e a CGN Brasil Energia. A mineradora e a especialista em geração de energia assinaram uma parceria para a construção de um parque fotovoltaico na região Norte de Minas, com investimento de cerca de R$ 3 bilhões.



O complexo terá a capacidade de geração de 800 mw e será inicialmente dedicado a abastecer um dos projetos da SAM, o Bloco 8. A previsão da empresa é que, em cinco anos, essa planta será mantida 100% com energia renovável. O projeto deve ser iniciado em 2024, com expectativa de geração de 2,5 mil empregos diretos no pico da obra.

Agência Minas



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: