NOTÍCIAS

Projeto Recicla Aí completa um ano com mais de 53 mil quilos de material reciclado em Vazante

Projeto Recicla Aí completa um ano com mais de 53 mil quilos de material reciclado em Vazante

Com um ano de atuação, o projeto Recicla Aí, desenvolvido pela Nexa e executado pela Prefeitura de Vazante, já contabiliza impactos ambientais e sociais importantes no município de Vazante. Além de implantar a coleta seletiva de resíduos por toda a cidade, a iniciativa já coletou mais de 99 mil quilos de resíduos, tendo mais de 53 mil quilos de itens reciclados.  

Entre os resíduos mais reciclados estão papel, plástico, metal e alumínio, recolhidos em todos os bairros da cidade e nos 20 Locais de Entregas Voluntária (LEVOs), espalhados pela cidade, sendo 10 em associações rurais e 10 em escolas públicas. Além de servirem como pontos fixos da destinação de resíduos, os LEVOs foram utilizados como ferramenta de educação social e ambiental as crianças e adolescentes da cidade.

“Além do impacto ambiental positivo, construímos um relacionamento social importante ao idealizar e criar a Associação de Reciclagem de Vazante. Agora, o nosso desafio é convidar as pessoas a participarem desse ciclo de reciclagem que está ganhando força, com todos separando seus resíduos e destinando nos locais e dias corretos”, comenta Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa.

Com a criação da associação, o Recicla Aí também proporcionou a geração de renda para 7 mulheres que fazem parte da instituição. Além destas ações também realizou a capacitação das associadas, o treinamento dos representantes rurais sendo 10 associações rurais, 10 escolas públicas e capacitação para os funcionários das secretarias de meio ambiente e obras com o objetivo de explorar temas relacionados reciclagem, educação ambiental, descarte correto, entre outros. 

De acordo com Arthur Machado, secretário de meio ambiente, o Recicla Aí já contribui de forma positiva aos seus associados. “Nesses primeiros meses de atuação, conseguimos um aumento na valorização dos resíduos. Temos um papel importante que é fazer a coleta e destinar todos os resíduos para o aterro. Com a ajuda da consultoria técnica instituímos a rastreabilidade da coleta na destinação de resíduos, tornando a coleta seletiva de Vazante uma referência no estado de Minas. Além disso, conseguimos contribuir positivamente com o aumento de vida útil do aterro sanitário da cidade”, comenta.

Próximos passos da reciclagem em Vazante



Ao longo deste ano, o projeto Recicla Aí realizará diversas ações dentro dos seus pilares de atuação como: a capacitação social, por meio do plano de Ensino e Aprendizagem (PEA); a capacitação empreendedora para associados; a otimização a gestão de sistema; análise de preços; suporte da associação; e investimentos em ações de logística reversa. Além de buscar uma melhoria no processo de coleta nos bairros da cidade.

“Com essas atividades complementares acreditamos que a associação de reciclagem será fortalecida e ampliará a sua capacidade para buscar novas parcerias e atuar de maneira autônoma no município. Os resultados e as ações mostram na prática como é a construção de legado positivo que a Nexa tem implantado nos territórios onde atua”, finaliza Marina.

Sobre a Nexa  



A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores produtoras de zinco do mundo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: