Raízen conecta nova usina de energia renovável em Vazante (MG)

Empresa pretende alcançar 17,23 MW de potência instalada em usinas fotovoltaicas no estado até abril de 2023
A Raízen vai aumentar 72,3% da sua capacidade renovável em Minas Gerais até abril deste ano.
A empresa, que até novembro possuía aproximadamente 10 MW em geração distribuída de plantas solares no Estado, conectou uma nova usina na cidade de Vazante, adicionando mais 2 MW na rede.
Nos próximos três meses, a companhia irá conectar mais duas usinas em Varjão de Minas e instalar mais 4,88 MW, atingindo uma potência de 17,23 MW.
Outras usinas da companhia no estado, localizadas nos municípios de Capitão Enéas e Bocaiúva, atendem mais de 400 unidades consumidoras na região.
Diferenciais

Na área de energia, Frederico Saliba, VP de Energia e Renováveis da Raízen, explica que a companhia é uma das únicas empresas que tem oferta em mais de uma região, com usinas com espaço para entrada de clientes de imediato e plantas em construção que serão conectadas em 2023.
“Além disso, nossa solução oferece a maior economia de Minas Gerais, se compararmos com outras empresas do Estado. Nossos projetos de GD (geração distribuída) geram a partir de 20% de economia nas tarifas, podendo chegar a 36% quando estamos em bandeira de escassez hídrica, tudo isso sem nenhuma fidelidade”, comenta Saliba.
Receita
Na safra 2021/2022, a Raízen teve uma receita líquida de R$ 196 bilhões. Com mais de 40 mil funcionários, a Raízen opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana-de-açucar com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas e colheita mecanizada.
Na safra 2021/2022, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Postos
Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores com a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, a Raízen atende milhões de consumidores diariamente.
Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), a Raízen também atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 2021/2022, a Raízen comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
O Tempo