NOTÍCIAS

Caixa inicia contratação de financiamentos com FGTS Futuro

Caixa inicia contratação de financiamentos com FGTS Futuro

Caixa Econômica Federal está disponibilizando a partir desta segunda-feira (8) a modalidade de financiamento do Minha Casa, Minha Vida que permite que trabalhadores com renda de até R$ 2.640 contratem utilizando os depósitos futuros que seus empregadores farão no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa nova linha de crédito, chamada de FGTS Futuro, visa beneficiar famílias de baixa renda.

Durante a contratação do crédito habitacional, o titular da conta vinculada do FGTS precisa autorizar a caução dos depósitos futuros pelo empregador, com duração de até 120 meses. Esse procedimento pode ser realizado diretamente pelo aplicativo FGTS, segundo informações da Caixa.

Embora o prazo para a instituição financeira começar a comercializar o FGTS Futuro fosse de até 90 dias após a definição das normas operacionais, o lançamento foi antecipado. Em 26 de março, o Conselho Curador do FGTS regulamentou o FGTS Futuro para a aquisição da casa própria.

Durante a contratação, o banco informará ao trabalhador o valor da prestação e sua capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. O mutuário poderá escolher entre as modalidades de crédito disponíveis. Caso opte pelo FGTS Futuro, os depósitos feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

Importante ressaltar que em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta vinculado ao financiamento imobiliário. Todo valor excedente disponível na conta do FGTS será utilizado para reduzir a dívida, com exceção da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que permanece exclusiva do trabalhador.

A escolha pela modalidade FGTS Futuro deve ser feita no momento da contratação da linha de crédito. Caso o cliente não opte por essa modalidade na contratação, posteriormente poderá utilizar os recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS, de acordo com outras modalidades previstas em lei. A Caixa destaca que a decisão de usar ou não esses recursos será exclusivamente do trabalhador e se aplicará apenas aos novos contratos de financiamento.



Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: