NOTÍCIAS

Dia Internacional da Mulher – Nexa avança em ações voltadas à mulher em cidades mineiras

Dia Internacional da Mulher – Nexa avança em ações voltadas à mulher em cidades mineiras

O mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é uma data importante para trazer à tona o diálogo sobre a busca pela igualdade e inclusão no setor mineral. Nesse contexto, a Nexa tem implantado programas e iniciativas voltadas ao público feminino nas unidades localizadas em cidades mineiras, com a missão de reforçar a presença da mulher nas suas operações. Apenas em 2023, de todos os contratados, 37% foram mulheres.
Entre as ações realizadas em Três Marias, Vazante, Paracatu e Juiz de Fora, está o desenvolvimento de workshops inclusivos, que visam capacitar mulheres para atuarem nos seus próprios negócios, palestras com histórias inspiradoras, além de iniciativas focadas no empoderamento feminino. Para se ter uma ideia, 2.605 mulheres participaram dos projetos de geração de renda em MG.
“Na Nexa, assumimos o compromisso para 2030 de alcançar até 30% de mulheres nas nossas operações. Entendemos que precisamos contribuir para um ambiente mais inclusivo, apesar os desafios do setor mineral. Aqui, buscamos proporcionar mais qualidade de vida para a mulher e um exemplo disso é a licença maternidade que hoje é 180 dias, 60 dias a mais do que a licença legal” explica Lívia Monteiro, Head de Recursos Humano e Desenvolvimento de Talentos da Nexa.
Mulheres na mineração
De acordo com o 3º Relatório da Women In Mining (Mulheres na Mineração) – WIM Brasil – divulgado no final do ano passado, a participação feminina na força de trabalho e na liderança dentro das empresas vem apresentando avanços. A pesquisa revelou que número de contratações do sexo feminino subiu para 43% em 2023. Já no exercício de cargos de gestão, houve um leve progresso: o indicador passou de 22%, no ano passado, para 24%.
Diante deste cenário, a Nexa promove programas que visam impulsionar atração de mulheres, entre eles, o “Indique uma Mina”, no qual os colaboradores podem indicar uma mulher para que a equipe de Aquisição de Talentos avalie a aderência do perfil as vagas que estão em aberto.
Desenvolvido exclusivamente para mulheres, a Nexa promove um programa exclusivo de mentoria, onde as líderes da empresa participaram de um treinamento para direcionar outras mulheres que buscam construir suas carreiras no setor mineral. Além disso, a empresa aderiu ao ‘Aceleradora de Carreiras’, do Grupo Mulheres Brasil, que promove capacitação e desenvolvimento de mulheres negras no ambiente corporativo.
No âmbito regional a Nexa desenvolve, junto com parceiros como SENAI, SEBRAE (MG) e instituições locais, ações focadas na capacitação e profissionalização de mulheres, seja na mineração ou em outras áreas.
“Nossos programas oferecem a possibilidade das mulheres planejarem o começo de sua independência financeira. Estimulamos a profissionalização da comunidade e o despertar para o empreendedorismo, sobretudo das mulheres que vem figurando, a cada dia, como chefe de suas famílias”, comenta Lívia Monteiro.
Para você mulher que está interessada em trabalhar na Nexa, acesse o site e veja nossas oportunidades, além de seguir a Nexa nas redes sociais. Para ficar sempre por dentro das ações da Nexa, basta se inscrever no canal da empresa no WhatsApp. Envie um “oi” para o número (11) 9-9152-0019. Em seguida, confirme o cadastro e escolha qual cidade de atuação da empresa deseja receber informações. É gratuito!

Sobre a Nexa
A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: