NOTÍCIAS

Projeto da Nexa de cercamento de áreas de nascentes na Bacia do Rio Santa Catarina de Vazante é destaque na ONU

Projeto da Nexa de cercamento de áreas de nascentes na Bacia do Rio Santa Catarina de Vazante é destaque na ONU

Diante de um cenário voltado às mudanças climáticas e alinhada ao Acordo de Paris, a Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, é destaque no Congresso Diálogo Regional das Águas 2023. O evento é organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto Gente Cuidando das Águas é o único brasileiro a ser apresentado na ocasião.

A iniciativa da Nexa foi desenvolvida com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e atua em três frentes de trabalho: educação ambiental, ações de mobilização e comunicação ambiental e recuperação de nascentes. Desde 2018, o projeto visa realizar o cercamento de áreas de nascentes na Bacia do Rio Santa Catarina, promover a educação ambiental comunitária e escolar, proteger, conservar e preservar a água do município de Vazante, em Minas Gerais.

De acordo com Cristiane Holanda, gerente de projetos sociais e de sustentabilidade da Nexa, o Gente Cuidando das Águas supera novos desafios a cada ano. “Este é um projeto de grande valor para a Nexa e para nossas comunidades, principalmente nas áreas rurais. Essa é uma população que ainda sofre com pouco abastecimento e tratamento de água. Para levar água potável fizemos importantes alianças, e tivemos parceiros importantes e estratégicos como o BNDES. Ser reconhecido pela ONU é nos enche de orgulho e estimula a seguir em frente”, afirma.

Cristiane Holanda e Benane Xavier no CEPAL

O Diálogo Regional das Águas 2023 é um evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2023, que visa avaliar o progresso relacionado ao ODS 6 (água e saneamento). Entre os seus objetivos, estão: I) analisar o progresso do ODS 6 em relação aos compromissos adquiridos, acelerar sua implementação na América Latina e no Caribe (ALC) e avançar para uma transição hídrica sustentável e inclusiva; II) trocar experiências e lições aprendidas para a realização dos objetivos da Década de Ação para a Água 2018-2028 e III) lançar uma agenda regional de ação pela água com uma abordagem multissetorial.

Sobre a Nexa  

A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: