NOTÍCIAS

Receita Federal disponibiliza consulta a lote residual de restituição do IR

Receita Federal disponibiliza consulta a lote residual de restituição do IR

Nesta quinta-feira (21), a Receita Federal abrirá a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física. Cerca de 206 mil contribuintes, anteriormente retidos na malha fina e que regularizaram sua situação com o Fisco, receberão um montante totalizando R$ 339 milhões.

A distribuição dos pagamentos será realizada nas contas indicadas na declaração do Imposto de Renda, agendada para o próximo dia 28. Dentre os contemplados, estão 205.930 contribuintes que declararam em anos anteriores. Destes, 4.201 possuem mais de 80 anos, 28.541 estão na faixa etária entre 60 e 79 anos, 3.404 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 6.910 têm o magistério como principal fonte de renda.

Além disso, 106.096 contribuintes, sem prioridade legal, receberão prioridade devido à utilização da declaração pré-preenchida ou por terem optado por receber a restituição via Pix. Por último, foram contemplados 56.778 contribuintes não prioritários.

Os contribuintes podem realizar a consulta por meio da página da Receita Federal na internet, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Alternativamente, a consulta pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Aqueles que não encontrarem seus nomes na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Caso identifiquem alguma pendência, é possível corrigi-la mediante o envio de uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes da malha fina.

Em situações onde a restituição não é depositada na conta indicada na declaração, como em casos de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesses casos, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, seja pelo Portal BB ou por meio da Central de Relacionamento do banco.



Aqueles que não realizarem o resgate após um ano deverão requerer o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, devem selecionar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Agência Brasil



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: