NOTÍCIAS

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugura fórum digital em Lagoa Grande

Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugura fórum digital em Lagoa Grande

O desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, inaugurou nesta terça-feira (19/3) o Fórum Digital de Lagoa Grande, localizado na região Noroeste do estado. Esta é a terceira unidade digital implantada em Minas Gerais pela atual gestão.

Lagoa Grande, situada a 470 quilômetros de Belo Horizonte, faz parte da Comarca de Presidente Olegário, que também engloba a cidade de Lagamar e os distritos de São Brás de Minas, Galena, Ponte Firme e Santiago de Minas.

O novo fórum digital tem como objetivo facilitar o acesso à justiça na cidade, que se encontra a 80 quilômetros da sede da comarca. Atualmente, 40% dos 7 mil processos que tramitam pela comarca têm origem em Lagoa Grande.

Além do fórum de Lagoa Grande, foram instalados os fóruns digitais de Padre Paraíso, pertencente à Comarca de Araçuaí, e de Papagaios, na Comarca de Pitangui.

A inauguração do fórum de Lagoa Grande contou com a presença do presidente José Arthur Filho, do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e das desembargadoras Karin Emmerich, Shirley Fenzi Bertão e Maria Luiza Assunção. O presidente agradeceu a todos os envolvidos na concretização do novo fórum digital, citando também o apoio do prefeito de Lagoa Grande, Edson Sabino de Lima, pela doação do terreno para a construção da unidade.

José Arthur Filho destacou que os fóruns digitais atuarão como pontos de atendimento eletrônico para a prestação de serviços pelo Judiciário e órgãos conveniados de maneira remota. Ele ressaltou que essas iniciativas proporcionam maior acesso à justiça, permitindo que os cidadãos exerçam sua cidadania de forma mais plena e próxima de seu domicílio.



O Fórum Digital de Lagoa Grande conta com moderna infraestrutura, incluindo painel solar, sistema de ar-condicionado, iluminação em LED para redução de consumo de energia, e sistema de aproveitamento de água das chuvas. A unidade dispõe ainda de salas de conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), salas de audiências remotas, estacionamento, banheiros e copa.

Com cerca de 10 mil habitantes, Lagoa Grande apresenta uma parcela significativa de sua população vivendo em áreas rurais. A inauguração do fórum digital visa encurtar distâncias e facilitar o acesso à justiça para os moradores locais.

O diretor do Foro de Presidente Olegário, juiz Manoel Carlos de Gouveia Neto, destacou que o novo fórum digital será fundamental para ampliar o acesso à justiça e pacificar conflitos de forma mais próxima da população. Ele agradeceu à Presidência do TJMG por essa iniciativa e ressaltou os avanços proporcionados pela modernização do Poder Judiciário nos últimos anos.



O evento de inauguração contou também com a presença de autoridades locais, representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), das Polícias Civil e Militar, além dos engenheiros responsáveis pela obra do novo fórum digital.

PO Hoje



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: