NOTÍCIAS

Campanha da Justiça Eleitoral visa estimular o alistamento de jovens eleitores, com prazo final em 8 de maio

Campanha da Justiça Eleitoral visa estimular o alistamento de jovens eleitores, com prazo final em 8 de maio

Nesta segunda-feira (18), a Justiça Eleitoral deu início à Semana do Jovem Eleitoral 2024, uma iniciativa destinada a incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos. Embora não obrigatória, essa faixa etária já pode participar das eleições municipais de outubro.

A campanha também tem como alvo aqueles que completam 18 anos antes das eleições, programadas para os dias 6 e 27 de outubro (primeiro e segundo turno, respectivamente).

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. Um adolescente de 15 anos pode se alistar desde que complete 16 anos até o dia do primeiro turno.

Durante a Semana de Mobilização do TSE, é comum ocorrer um grande número de alistamentos eleitorais entre os jovens. Antes das eleições de 2022, por exemplo, foram registrados 100 mil registros em apenas cinco dias de campanha, muitas vezes com o apoio de celebridades, figuras públicas e instituições.

Essa mobilização geralmente ocorre entre março e abril, algumas semanas antes do término do prazo de alistamento eleitoral antes das eleições. Neste ano, a data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio. Após essa data, o cadastramento de eleitores fica fechado até depois do pleito.

A campanha deste ano, com foco em redes sociais como Instagram e TikTok, adota o slogan “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”. O material de mobilização está disponível no portal do TSE.



“Para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político”, orienta o TSE para aqueles que desejam compartilhar o material.

Agência Brasil



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: