NOTÍCIAS

Senado aprova medida para isentar IPVA de veículos com mais de 20 anos

Senado aprova medida para isentar IPVA de veículos com mais de 20 anos

Proposta segue para apreciação na Câmara dos Deputados

Na quarta-feira (13), o Senado aprovou, em dois turnos, uma proposta de emenda constitucional que busca isentar veículos com mais de duas décadas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto agora será submetido à análise na Câmara dos Deputados.

A medida impactará diretamente cinco estados nos quais a isenção ainda não está em vigor: Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Entretanto, nos estados onde já existe alguma forma de isenção, como é o caso de Rondônia, não haverá alterações.

O relator da proposta, senador Marcos Rogério (PL-RO), explicou: “A norma será aplicada em todo o território nacional. Nos estados onde a isenção já está em vigor a partir de dez ou 15 anos, a regra permanecerá inalterada. O efeito da nova regra será implementado a partir dos 20 anos, visando proporcionar uma proteção contra tributação.” Segundo ele, essa medida visa beneficiar principalmente a população de menor poder aquisitivo, que muitas vezes compromete uma parte considerável de sua renda para custear o imposto.

É importante destacar que a isenção não se aplicará a microônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

De acordo com uma pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota de veículos em circulação no Brasil está no seu patamar mais antigo desde 1995. Entre 2020 e 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso aumentou de 2,5 milhões para 3,6 milhões.



*Com informações da Agência Senado

Agência Brasil



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: