NOTÍCIAS

Anatel libera tecnologia 5G para mais 102 municípios; lista inclui Vazante e Guarda-mor

Anatel libera tecnologia 5G para mais 102 municípios; lista inclui Vazante e Guarda-mor

Apesar de contemplar municípios menores, como Vazante e Guarda Mor, a lista ainda não inclui Patos de Minas.

Nessa quarta-feira (26), a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – liberou o licenciamento e a ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais 102 municípios. Mas ainda não será desta vez que os patenses terão acesso à nova tecnologia. Apesar de contemplar municípios menores, como Vazante e Guarda Mor, a lista ainda não inclui Patos de Minas.

Com a decisão, serão 1.712 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população do Brasil. A Anatel informou que, para os próximos meses, a cada reunião do Gaispi mais cidades terão a faixa liberada de forma antecipada, conforme avancem as ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, ressalta a Anatel.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado ou pelo telefone 0800-729-2404.



5G é a quinta geração de redes móveis e está sendo desenvolvidas desde os anos 2.000 para substituir da tecnologia 4G. Ela promete maiores velocidades de conexão e download de dados, entre 600 Mb/s a até 2 Gb/s.

Veja a lista das novas cidades de Minas Gerais contempladas:

MG – Bicas



MG – Goianá

MG – Tiradentes



MG – Catas Altas da Noruega

MG – Itaverava

MG – Santana dos Montes



MG – Barbacena

MG – Ibertioga

MG – Santa Rita de Ibitipoca



MG – Antônio Carlos

MG – Diamantina

MG – Cascalho Rico



MG – Alpinópolis

MG – São José da Barra

MG – Vargem Bonita



MG – Pouso Alegre

MG – Cachoeira de Minas

MG – Conceição dos Ouros



MG – Guarda-Mor

MG – Paracatu

MG – Vazante



MG – Varginha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: