NOTÍCIAS

PAIS DE CRIANÇAS AUTISTAS CONTESTAM PROJETO SOBRE USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS EM VAZANTE

PAIS DE CRIANÇAS AUTISTAS CONTESTAM PROJETO SOBRE USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS EM VAZANTE

Pais e familiares de crianças autistas ainda contestam a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei 013/2021, de autoria da vereadora Débora Rabelo (PSDB), que dispõe sobre a queima de fogos de artifícios no município de Vazante, uma das tradições dos vazantinos.

O texto original da proposta apresentada pela vereadora proibia integralmente o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos que produzam barulho na cidade.

No entanto, o projeto foi aprovado com uma emenda aditiva que permite o uso dos artefatos pirotécnicos nas festividades religiosas e culturais, inaugurações públicas, campeonatos desportivos municipais, eventos políticos, rodeios e congêneres, comemorações de aniversário da cidade, Natal e Réveillon. 

Alguns pais e familiares de crianças autistas foram à Câmara Municipal na última segunda-feira (20) para acompanhar a votação do projeto e protestaram contra o teor da emenda.

Antes da votação pelo plenário, a farmacêutica Flávia Rios, mãe de uma criança autista, usou a tribuna da Casa para pedir aos vereadores que aprovassem o projeto da forma original.

A farmacêutica relatou que o barulho dos fogos de artifícios provocam efeitos extremamente maléficos nas crianças com espectro de autismo, devido ao alto grau de sensibilidade auditiva que elas possuem. 
 
Segundo Flávia Rios, os estampidos afetam o emocional dessas crianças provocando surtos com reações incontroláveis de pânico, choro convulsivo, crises nervosas e até reações violentas de se agredirem, batendo as mãos nos ouvidos e a cabeça na parede.



Com base em dados do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a farmacêutica ressaltou que Vazante tem mais de 100 crianças com autismo, o que justificaria a proibição do uso de fogos de estampidos no município.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: