NOTÍCIAS

Jogos Escolares de Minas Gerais começam com recorde de inscrições, reunindo mais de 40 mil estudantes

Jogos Escolares de Minas Gerais começam com recorde de inscrições, reunindo mais de 40 mil estudantes

Nesta segunda-feira (1/4), o Governo de Minas dá início ao maior evento esportivo-escolar do Brasil, os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que acontecerão entre abril e agosto de 2024. Esta edição registrou um recorde de inscrições, com 842 municípios mineiros inscritos, o que representa a participação de 98% dos municípios do estado nos jogos. Esses números, os mais altos desde 2019, destacam a importância da prática esportiva e da competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, ressaltou a relevância do evento como catalisador do interesse dos mineiros pelo esporte, destacando que o alto índice de participação evidencia a força dos Jogos Escolares de Minas Gerais na promoção e valorização do esporte no estado. Segundo ela, como política pública, o Jemg reforça a importância do esporte para a saúde, autoestima, inserção social e formação integral dos mineiros.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou que o expressivo número de participantes demonstra o compromisso contínuo do Estado de Minas em promover o esporte educativo, oferecendo oportunidades para que os jovens desenvolvam seus talentos e habilidades atléticas.

O Jemg é dividido em etapas microrregionais, regionais e estadual. A etapa microrregional ocorrerá entre 1/4 e 26/5, abrangendo 54 sedes distribuídas em várias regiões de Minas Gerais. Os vencedores das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez avançarão para a etapa regional, e os campeões da etapa regional disputarão a etapa estadual.

Na fase estadual, os estudantes-atletas competirão em diversas modalidades esportivas, individuais e coletivas, além da etapa estadual paralímpica, que promove o esporte e a inclusão para atletas com deficiência, evidenciando o compromisso do Governo de Minas com a inclusão e a diversidade.

Podem participar do Jemg estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos. O Jemg 2024 também indica os representantes de Minas Gerais para os Jogos Escolares Brasileiros, para os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares. A execução técnica do Jemg é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).



 

Agência Minas



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: