Lagamar é reconhecida entre as 100 melhores cidades do Brasil para viver
Ranking do jornal Gazeta do Povo considera segurança, infraestrutura, educação, situação econômica e qualidade de vida da população
De Abadia de Goiás a Zortéa, em Santa Catarina, os 5.570 municípios brasileiros apresentam uma grande variedade de climas, vegetações e culturas. Por isso, a tarefa de listar as melhores cidades para se morar no Brasil é complexa.
Os principais critérios para uma vida de qualidade são os mesmos em qualquer cidade do mundo: segurança, boa infraestrutura, hospitais, boas escolas, prosperidade econômica e empregos. A maior parte desses fatores pode ser medida em números.
Embora nunca tenha havido tantas estatísticas disponíveis quanto hoje, elas podem ser enganosas quando analisadas isoladamente. Por exemplo, uma cidade pode ser segura, mas não ter hospitais. Ou pode ser segura e ter hospitais, mas estar estagnada economicamente.
Mesmo uma cidade segura, com hospitais e uma economia forte pode sofrer com uma educação deficiente, ou com a ausência de bibliotecas, ou ainda com a falta de um sistema de esgoto adequado.
Por isso, a Gazeta do Povo compilou uma ampla base de dados, com base em levantamentos oficiais, para identificar as melhores cidades para morar no Brasil. Essas estatísticas permitem uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros, utilizando 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.
Com base nos dados mais atualizados de cada categoria, as cidades receberam uma nota geral de 0 a 10. Embora existam lacunas devido à falta de alguns dados (por exemplo, não há um banco de dados nacional sobre o número de furtos em cada município), o levantamento é o mais abrangente possível.
Entre as 100 primeiras cidades no ranking geral, 33 estão em São Paulo, 29 em Minas Gerais, 16 no Rio Grande do Sul, nove em Santa Catarina, seis no Paraná, três em Goiás, duas no Rio de Janeiro, uma no Mato Grosso do Sul e uma em Pernambuco.
Lagamar destacou-se ao ficar na 64ª posição entre todas as cidades do país, conforme aponta o estudo do Jornal Gazeta do Povo.
Link abaixo: