NOTÍCIAS

Nexa anuncia projeto de desenvolvimento e uso futuro da unidade de Vazante 

Nexa anuncia projeto de desenvolvimento e uso futuro da unidade de Vazante 

Vazantes Mineiras é uma iniciativa pioneira e inédita no Brasil. O projeto já iniciou firmando uma parceria de fomento à pesquisa com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  

A Nexa e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oficializaram uma parceria de incentivo e fomento à pesquisa florística, por meio do projeto Vazantes Mineiras, pioneiro e inédito no país, que está em desenvolvimento em Vazante (MG) e pretende, por meio do uso sustentável de áreas rurais da empresa no município, deixar um legado de oportunidade e desenvolvimento socioambiental para a cidade, através de iniciativas que aliam inovação, pesquisa e turismo ecológico.   

A parceria vem para somar a outros marcos do projeto que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Reservas Votorantim desde 2019. Ao aliar conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico sustentável, o Vazantes Mineiras envolve ações relacionadas a proteção da natureza, atividades produtivas sustentáveis, pesquisa e turismo ecológico em uma área de três mil hectares, predominantemente rural.  

Para a Nexa, o projeto é único e alinhado com os compromissos ESG da companhia. “O Vazantes Mineiras surgiu há 4 anos com uma visão inovadora de futuro e de uso múltiplo da terra. Ele foi desenhado estrategicamente para evidenciar os aspectos positivos da cidade de Vazante, conversar com a biodiversidade local, fomentar cadeias produtivas e valorizar as comunidades locais”, afirma Antônio Padrón, gerente geral da Nexa em Vazante. “Todo o projeto é norteado por um plano estruturado e que aplica estratégias de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, já realizamos a primeira colheita de milho plantado dentro da área de produção agrícola do projeto. Essa é apenas a primeira ação de inúmeras outras planejadas para acontecerem neste ano”, finaliza Padrón.  

Para a Reservas Votorantim, que aplica o modelo de uso múltiplo da terra no Legado das Águas (SP) e Legado Verdes do Cerrado (GO), e presta consultoria para a Nexa para a implantação do Vazantes Mineiras, o projeto apresenta um potencial imenso para a região. “Acreditamos que é possível desenvolver um modelo de negócio onde conservação da biodiversidade e atividades econômicas caminham juntas. Atuamos dessa forma há dez anos em outros territórios, fomentando novas cadeias produtivas que geram valor para empresa e sociedade, sempre buscando soluções baseadas na natureza. Estamos muito felizes com os primeiros resultados de Vazantes Mineiras”, afirma David Canassa, diretor da Reservas Votorantim.  

A pesquisa florística 



Com o objetivo de realizar um levantamento florístico das áreas de reserva da Nexa, em Vazante, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará bi ou trimestralmente a coleta de exemplares botânicos de angiospermas com flores e/ou frutos ao longo das trilhas e áreas do Vazantes Mineiras.  

Os exemplares coletados serão herborizados e incorporados no Herbarium Uberlandense (HUFU) do Instituto de Biologia da UFU e todo o levantamento realizado será disponibilizado online para monitoramento da vegetação, além da realização de trabalhos voltados a educação ambiental e ações de conhecimento da flora de Vazante. 

“É evidente que, nos últimos anos, temos vivido grandes desafios em relação ao financiamento da pesquisa e da pós-graduação em nosso país. Entretanto, nossos números mostram que a UFU vem crescendo cada vez mais na produção de ciência e tecnologia. Esta contradição pode ser explicada pela garra e competência de nossos pesquisadores, um exemplo, o professor Jimi [Nakajima], o qual assina hoje este convênio, e também pela grande importância das relações firmadas entre a UFU e as instituições, como a Nexa, que aumentaram substancialmente nos últimos anos”, declara Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. “É com grande alegria que somos a primeira universidade a firmar convênio com a Nexa dentro do projeto Vazantes Mineiras”, completa Carvalho. 



“Para a UFU é uma grande oportunidade a formalização deste convênio, onde, em atuação conjunta com a Nexa e intermédio da Fundação de Apoio Universitário (FAU), a pesquisa coordenada pelo professor Jimi contribuirá para o conhecimento dos recursos naturais da região. Em contrapartida, o fomento disponibilizado pela companhia à UFU contribuirá para a formação dos discentes envolvidos e para as publicações e desenvolvimento científico da instituição. Ou seja, uma via de mão dupla com ganhos para ambos os lados”, Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa da UFU. 

Pilares do Vazantes Mineiras 



O planejamento estratégico do Vazantes Mineiras consiste em quatro pilares de atuação:    

·       Plantio e Produção – O projeto prevê inúmeras iniciativas com foco em aspectos socioambientais. Entre eles, implantação de bovinocultura e agrofloresta, plantio de café, frutas do cerrado e agricultura regenerativa. Além disso, está sendo analisada a possibilidade implantação de energia solar, produção de biocombustíveis e processamento de castanhas do cerrado.  

·       Pesquisa – Com universidades e pesquisadores parceiros, serão realizadas pesquisas de base e aplicadas integradas ao contexto da Nexa, propostas de desenvolvimento da conservação do bioma Cerrado, preservação da biodiversidade local, desenvolvimento da agropecuária, além de oportunidade para o setor da mineração e para a cidade de Vazante.    



·       Socioambiental – Desenvolver programas alinhados à gestão social da NEXA e, que se incorporem à cadeia produtiva do município de Vazante.   

·       Turismo – O Vazantes Mineiras prevê implantar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), respeitando as vocações e trabalhando as potencialidades histórico-culturais do município de Vazante no intuito de propor atividades ligadas ao turismo no território da Nexa.   

No decorrer do projeto, os resultados e parcerias serão apresentados, buscando diálogo aberto, colaborativo e transparência em todo o processo.   



Sobre a Nexa   

A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa. 

Sobre a RV 



A Reservas Votorantim é uma empresa do portfólio da Votorantim S.A que atua como desenvolvedora de projetos para a economia verde, focada em soluções baseadas na natureza. A companhia tem aproximadamente 80 mil hectares de territórios sob gestão, onde desenvolve negócios sustentáveis orientados pelo conceito de múltiplo uso da terra, atuando em segmentos como crédito de carbono, reserva legal e biodiversidade, entre outros. Fundada em 2015 e lançada ao mercado em 2022, a Reservas Votorantim tem como foco gerar valor com a floresta em pé, provando que é possível combinar conservação e geração de receita com impacto ESG. 

Saiba mais em www.reservasvotorantim.com.br 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: