NOTÍCIAS

SSMA Consultoria e Arqueologia participa da feira BRASMIN em Goiânia

SSMA Consultoria e Arqueologia participa da feira BRASMIN em Goiânia

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, foi realizada no Centro de Convenções de Goiânia a primeira edição da BRASMIN, Feira da Indústria da Mineração e o 7º Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração. O objetivo do evento foi discutir as novas tecnologias da indústria 4.0 aplicadas ao desenvolvimento do setor mineral.

De acordo com a PROMA Feiras, organizadora do evento, 124 empresas participaram da exposição, sendo a SSMA a única empresa de consultoria ambiental e arqueologia a estar presente como expositora na Brasmin.

Durante a BRASMIN, a SSMA promoveu um debate sobre “Licenciamento Ambiental da Indústria Mineral e Autarquias Intervenientes” com a participação de Danilo Curado, arqueólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Marcelo Bernardes Valerius, Superintendente da Subsecretaria de Licenciamento Ambiental da Secretaria e Recursos Hídricos do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás(Semad/GO), Rute Fature, advogada e sócia da J&R Consultoria e Ricardo Fráguas, geólogo e diretor executivo da SSMA.

Além disso, foram realizados diversos bate papos com a consultoria abrangendo temas relacionados a estudos ambientais e arqueológicos no âmbito do licenciamento ambiental e de bens culturais da atividade mineradora, compliance e estratégias de outorgas para mineração, PRAD e planos de fechamento de mina, arqueologia mineral e atuação da consultoria na mineração 4.0.

De acordo com Ricardo Fráguas, diretor executivo da SSMA, o setor de mineração apresenta desafios para retomada de seu crescimento após alguns anos de estagnação, sendo essencial esses temas para alinhamento da indústria mineral visando o licenciamento ambiental eficaz. “Pensamos que Goiás por ser um importante polo para o desenvolvimento da indústria mineral, precisa atentar-se para a qualificação da mão de obra empregada nas atividades do setor.”

Para Miguel Nery, gerente executivo da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), a sustentabilidade e a mineração devem caminhar lado a lado. “Sabemos que a atividade mineradora tem grande impacto sobre o meio ambiente, mas hoje possuímos tecnologias para fazermos o devido controle e recuperação da área, todo esse processo deve ser conduzido com muita responsabilidade para com o meio ambiente e com as comunidades que estão no entorno da área mineradora”, destacou. 

Os participantes da BRASMIN, que visitaram o estande da SSMA, puderam conhecer sobre os produtos e serviços para o setor mineral. “Usamos diálogo e acreditamos que através desse evento é possível proporcionar proximidade do debate sobre os entraves e desafios do licenciamento ambiental da atividade mineral, envolvendo uma reflexão jurídica, do aparelhamento dos órgãos e autarquias, e claro, da qualidade dos estudos e serviços ambientais”, destacou Fráguas.

SOBRE A SSMA

Constituída inicialmente a partir da experiência do geólogo Ricardo Fráguas, como gestor ambiental no segmento minero-metalúrgico da Votorantim Metais por 7 anos e como gestor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente no segmento minero-químico na produção de fertilizantes do Grupo Galvani por 3 anos. Em 2002/2003 foi membro da CMI – Câmara de Mineração do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais.

A SSMA foi fundada em agosto de 2008 para atender as demandas de consultoria e serviços nos segmentos de Mineração, Indústria, Agronegócio e Município.

Acesse www.ssmaconsultoria.com.br 

Instagram: @ssma.consultoria

Assessoria SSMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: