NOTÍCIAS

BRASIL É O SEGUNDO PAÍS DO MUNDO COM MAIS CASOS DE HANSENÍASE

BRASIL É O SEGUNDO PAÍS DO MUNDO COM MAIS CASOS DE HANSENÍASE

País registrou 15 mil novos diagnósticos em 2022

O Brasil é o segundo país do mundo com maior detecção de casos novos de hanseníase, atrás apenas da Índia. Os dados são de um boletim epidemiológico sobre a doença recém-publicado pelo Ministério da Saúde. Junto à Indonésia, esses três países respondem por quase 75% dos registros globais. 

Na região das Américas, 92,4% dos diagnósticos registrados em 2021 ocorreram no Brasil. No ano passado, foram quase 15 mil novos casos no país, mostram os números preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde. Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia e Pará são os Estados que lideram os registros.

Ainda segundo o boletim, cerca de um terço dos pacientes já apresentava grau um de incapacidade física (quando há perda de sensibilidade nas extremidades) e quase 1.500 pacientes já tinham grau dois de comprometimento (lesões mais graves), na maioria das vezes incapacidades físicas permanentes.

Um dos desafios no combate à hanseníase é justamente conseguir fechar o diagnóstico, pois ele é feito, principalmente, de forma clínica. Como a doença tem progressão lenta, nem sempre os sintomas são evidentes, ou seja, muitas vezes o diagnóstico é fechado tardiamente. 

Fonte: Agência Einstein



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: