NOTÍCIAS

Caixa inicia oferta de financiamentos com FGTS Futuro em abril

Caixa inicia oferta de financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade disponível para trabalhadores com renda de até R$ 2.640

Em um prazo máximo de 15 dias, os trabalhadores com carteira assinada e salário de até R$ 2.640 terão a oportunidade de contratar financiamentos do programa Minha Casa, Minha Vida utilizando depósitos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal dará início às operações dessa nova modalidade de crédito já nas próximas duas semanas.

A instituição bancária confirmou o início das operações dessa modalidade em meio a abril, antecipando-se ao prazo de até 90 dias estabelecido para a comercialização do FGTS Futuro após a definição das normas operacionais.

O anúncio da Caixa ocorreu após o Conselho Curador do FGTS regulamentar o FGTS Futuro para a aquisição da casa própria. Durante a contratação do crédito habitacional, o mutuário precisará autorizar a caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por um período de 120 meses, o que poderá ser feito através do aplicativo FGTS.

Ao contratar o financiamento, o banco informará ao trabalhador sobre o valor da prestação e a capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. O mutuário terá a liberdade de escolher entre diferentes modalidades de crédito. Optando pelo FGTS Futuro, os depósitos futuros feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

Em caso de demissão, o trabalhador não terá acesso ao saldo da conta vinculado ao financiamento imobiliário. Todo o valor excedente disponível na conta do FGTS será utilizado para reduzir a dívida, com exceção da multa rescisória de 40% em casos de demissão, que é exclusiva do trabalhador.



A escolha pela modalidade FGTS Futuro deve ser feita no momento da contratação do financiamento. Caso o cliente não opte por essa modalidade inicialmente, ainda poderá utilizar os recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS de acordo com as outras modalidades previstas em lei. A Caixa esclarece que a decisão de usar ou não esses recursos será exclusiva do trabalhador e será aplicável apenas aos novos contratos de financiamento.

Agência Brasil



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: