NOTÍCIAS

Plano de gestão integrado de Resíduos Sólidos amplia reciclagem para toda a cidade de Vazante

Plano de gestão integrado de Resíduos Sólidos amplia reciclagem para toda a cidade de Vazante

A cidade de Vazante possui tem em média de 21,25 toneladas de resíduos coletados por dia, desse total, cerca de 135 toneladas ao mês podem ser recicladas. Contudo, essa realidade é bem diferente, apenas 1,5 toneladas de resíduos são recicladas e processadas. É diante dessa realidade que a Nexa, em parceria com a Prefeitura de Vazante, por meio do Apoio a Gestão Pública (AGP), auxilia na execução do plano de gestão integrado de Resíduos Sólidos da cidade.

Neste cenário, o projeto Reciclaí Resíduos Sólidos, contempla a estruturação e implementação de uma associação de triagem e reciclagem de resíduos. Com isso, é possível otimizar a coleta, triagem e destinação e valorização do material reciclado, promovendo a educação ambiental e criando uma ação ainda mais importante para o meio ambiente de Vazante.

O projeto iniciou em junho deste ano com bairros pilotos e foi ampliando a coleta seletiva para toda a região da cidade com o objetivo de gerar renda para a associação de recicladores, contribuir para a economia local e causar impacto socioambiental. “Essa iniciativa é uma solução sustentável que impacta positivamente a cidade inteira. Com a ajuda dos Vazantinos podemos minimizar a quantidade de resíduos, reduzir a poluição, preservar o meio ambiente e ampliar a cultura da reciclagem na cidade”, comenta Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa.

Desde sua inauguração, o Reciclaí Resíduos Sólidos registra um aproveitamento de cerca de 49% dos resíduos coletados e mais de 12 mil kg de material reciclado. Para que esse número continue crescendo é fundamental a participação de todos os moradores da cidade na separação correta dos resíduos.

Lembre-se de não misturar os recicláveis (lixo seco – Papel, Plástico, Metal, Vidro) com não recicláveis (banheiro e restos de alimentos).

Veja a agenda da coleta nos bairros

Setor 01 – TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SÁBADO: (Maura Correa, Nossa Senhora de Fátima, Centro, Bela Vista, Jardim Regina e Independência):

Setor 02 – SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA: (Antônio Secretário, Belo Horizonte, Nova Esperança I e II, Novo Horizonte, Papa João Paulo II, Sebastiana Alves II, Vazante Sul e Ypes):

Setor 03 – SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SÁBADO: (Cidade Nova I e II, Sebastiana Alves I, Residencial Jardim Vitória I e II, Residencial Morada da Serra e Alvorada)

Fique atento: No dia da coleta seletiva não ocorre recolhimento de lixo comum.

Sobre a Nexa

Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.

Fonte: BCW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: