Prefeitura de Vazante fará levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 21 a 23 de janeiro
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Combate à Dengue —PMCD, realizará nos dias 21, 22 e 23 de janeiro o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O trabalho consiste em visitação de imóveis de Vazante.
A missão dos agentes de endemias da divisão de Vigilância em Saúde do Município será pesquisar e coletar dados que vão nortear as ações de combate ao mosquito. A apuração dos dados (decupagem) será feita na semana seguinte.
A última verificação, realizada em 2018, apresentou resultados com melhora considerável, atingindo 1,8% no Índice de Infestação Predial – IIP. Até então, a última análise indicava um percentual acima de 4%.
A equipe responsável pelo combate às endemias tem assumido um papel relevante, em uma atuação conjunta com a população, vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, em busca de focos endêmicos.
Realizam também a inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, aplicando larvicidas e inseticidas, e orientando quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, além de fazer uma espécie de bloqueio (método de eliminação do mosquito adulto para evitar contaminar outras pessoas).
Segunda a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Victor, o objetivo é fazer com que os índices caiam ainda mais. Para ela, isso será possível apenas com um inteiro envolvimento da comunidade.
“ É de suma importância que cada pessoa adote hábitos preventivos, como evitar água parada e lixo acumulado, para combater os focos do mosquito. Unidos, acabaremos com o Aedes aegypti”, disse.
A recomendação da PMCD é que todos os moradores devem abrir as portas dos seus imóveis e receberem a visita dos agentes, que realizam, além do tratamento com larvicida, o trabalho de informar e mobilizar.