Festa de Reis da Folia dos Corrêas de São Brás de Minas será neste domingo, 06/01



Será realizado neste domingo, dia 06 de janeiro de 2019, a 107ª Festa de Reis da Folia dos Corrêas, da Malhada de São Brás de Minas.

O evento terá início por volta das 17h e será realizado, como de costume, no Foliódromo “Luiz Gonzaga”, na comunidade de Cerrado, cerca de 1 km, de São Brás de Minas, sentido Retiro da Roça.

A região de São Brás de Minas é tradicional quando o assunto é Folia de Reis. São mais de 10 folias que movimentam o município lagamarense.

SOBRE FOLIA DE REIS

Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros) é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor, caracterizada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis – 6 de janeiro – e diz respeito tanto ao “cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo (…) no Brasil, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis” na definição do folclorista Câmara Cascudo, que completa: “o reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos encadeados ou não”.



Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros, etc.) em que os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia: a epifania (como sendo a aparição ou manifestação divina, no caso a primeira manifestação de Jesus entre os gentios) e a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.



Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *