NOTÍCIAS

Mineradora planeja extração de fosfato e potássio em Presidente Olegário

Mineradora planeja extração de fosfato e potássio em Presidente Olegário

A mineradora Terra Brasil está projetando um investimento de R$ 2,4 bilhões para explorar uma jazida de fosfato, potássio e terras raras em Presidente Olegário, na região Noroeste de Minas Gerais. Para financiar a nova fase do projeto, a empresa contratou o banco Genial Investimentos, com o objetivo de captar recursos e atrair investidores.

Até o momento, os sócios Eduardo e André Luís Duarte Freitas, responsáveis pela Terra Brasil, já investiram R$ 220 milhões em pesquisas de viabilidade técnica e econômica, obtenção de licenças e desenvolvimento de tecnologias para a extração e concentração dos minerais. O foco principal da exploração será uma jazida de kamafugito, uma rocha vulcânica rica em fosfato, potássio e terras raras, localizada na divisa entre Presidente Olegário e Patos de Minas.

Sondagens indicam que a jazida contém aproximadamente 3,1 bilhões de toneladas de kamafugito, o que pode garantir exploração por até 50 anos. Eduardo Duarte destacou que a produção de fertilizantes será a principal linha de atuação da companhia. Em parceria com as universidades federais de Uberlândia e Viçosa, a mineradora está desenvolvendo fertilizantes de liberação controlada para culturas como soja, milho e milheto. Os testes de campo devem ser finalizados no início de 2025, com a previsão de solicitar o registro no Ministério da Agricultura logo em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad