NOTÍCIAS

Unidade do Exército Brasileiro é inaugurada em Paracatu

Unidade do Exército Brasileiro é inaugurada em Paracatu

No mês de março, Paracatu (MG) testemunhou a criação da primeira turma de atiradores do Tiro de Guerra da região. Uma cerimônia solene foi organizada para marcar a matrícula dos primeiros atiradores da cidade, contando com a presença do Comandante da 4ª Região Militar, do Prefeito local e de diversas autoridades civis e militares. O Tiro de Guerra de Paracatu foi estabelecido em 2023 e iniciou suas operações em janeiro de 2024.

Os Tiros de Guerra são pequenas unidades do Exército Brasileiro encarregadas de formar cidadãos para a reserva mobilizável. Geralmente implantadas em localidades sem quartéis, oferecem aos jovens que completam 18 anos a oportunidade de realizar o serviço militar obrigatório sem sair de sua cidade natal. Esses jovens, denominados atiradores, recebem não apenas formação militar, mas também são orientados a cultivar valores como civismo, cidadania e patriotismo.

Em Paracatu, o Tiro de Guerra já está alinhado às necessidades locais, com planos para apoiar iniciativas como a campanha contra a dengue, mobilizando os atiradores para a limpeza de áreas públicas e a distribuição de material informativo à população.

Além disso, está prevista a realização de ciclos de instruções e palestras em colaboração com os órgãos de segurança pública locais, bem como uma parceria com a Polícia Militar Ambiental para apoiar a Campanha Cidade Limpa 2024.

Essa unidade do Tiro de Guerra representa uma colaboração significativa entre o Exército e a comunidade local. A prefeitura municipal é responsável pela infraestrutura e manutenção da sede do Tiro de Guerra, fornecendo equipamentos e pessoal administrativo para garantir seu funcionamento adequado. Por sua vez, o Exército disponibiliza instrutores qualificados para os treinamentos, além de todo o aparato necessário, como uniformes, equipamentos, armamento e munição, para a execução das atividades militares.

Os atiradores são selecionados entre os cidadãos que se alistaram para o serviço militar na cidade, mediante um processo seletivo para servir no Tiro de Guerra.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: