NOTÍCIAS

Dia do Pão de Queijo: Paracatu busca título de ‘capital mundial do pão de queijo’ produzindo mais de 17 mil unidades por dia

Dia do Pão de Queijo: Paracatu busca título de ‘capital mundial do pão de queijo’ produzindo mais de 17 mil unidades por dia


No Dia do Pão de Queijo, o g1 mostra a relação entre Paracatu e essa iguaria típica mineira. Aprenda também a fazer a receita consagrada da cidade.

Falar em Minas Gerais, muitas vezes, é lembrar de pratos deliciosos e, principalmente, do pão de queijo. Honrando essa tradição, uma cidade mineira afirma ter a receita do melhor pão de queijo do mundo, a ponto de se autoproclamar a “Capital Mundial” do quitute.

No Dia do Pão de Queijo, comemorado nesta quinta-feira, 17 de agosto, o g1 mostra a relação íntima entre Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, e essa iguaria. Na cidade de 94 mil habitantes, há fábricas que produzem 17 mil unidades por dia, e até gente que tem “Pão de Queijo” como apelido. Aprenda também a preparar a receita típica do município.

Receita única

Em grande parte das receitas de pão de queijo, a massa passa pela técnica de escaldo – isto é, incorporar líquido quente sobre a mistura, que varia de acordo com a qualidade do polvilho, tamanho dos ovos e umidade do queijo. No entanto, em Paracatu o preparo se diferencia justamente por não ter o escaldamento dos ingredientes.

“A diferença do pão de queijo de Paracatu é que ele não sofre um processo de escaldamento. Ele é feito por massa crua, não recebe aquele choque do leite, com óleo e água fervente. É um processo feito de massa crua mesmo, com a mesma quantidade de queijo e polvilho, e menos ovos”, explicou ao g1 o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz.

Conforme Igor, há na cidade pelo menos 12 fábricas especializadas na produção de pão de queijo. Em um dia, essas fábricas preparam, juntas, cerca de 17 mil unidades.



Uma das empresas é a Delícias de Paracatu, administrada por Adriano Alves da Silva. Ao g1, ele conta que produz 7 mil unidades e atende cerca de 400 pessoas por dia.

“A empresa começou de forma familiar, com minha mãe e meu padrasto, em 1999. Já temos vinte e três anos. Produzimos conforme a receita tradicional, não é daqueles industrializados”, contou.

Patrimônio imaterial

Com essa diferença, a Prefeitura passou a considerar o “Modo de se fazer o Pão de Queijo” como patrimônio imaterial do Município em 2015. Com o tombamento, a cidade realiza diversas atividades para alimentar a tradição “pão-de-queijeira”, como ensinar a receita para crianças nas escolas.



“Queremos manter a memoria do povo viva e mostrar que essa quitanda foi importante desde a colonização e emancipação da cidade, e se mantem viva e é amada por todos os paracatuenses”, disse o secretário.

Além disso, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei do deputado Zé Vitor (PL-MG) que institui a cidade como “Capital Mundial do Pão de Queijo”. Enquanto aguardam pelo reconhecimento oficial na esfera federal, os paracatuenses já carregam o título de capital mundial no dia a dia.



“Nossa lógica é a seguinte: o melhor pão de queijo do mundo se fabrica no Brasil; o melhor do Brasil, é em Minas Gerais; e o melhor de Minas Gerais, em Paracatu. Então, o melhor do mundo é o de Paracatu, justamente por não ser escaldado”, declarou Diniz.

Aprenda a fazer o pão de queijo de Paracatu

Finalista da temporada 2021 do Mestre do Sabor, da TV Globo, o chef de cozinha Pedro Barbosa é nascido em Paracatu. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele ensinou o preparo da receita tombada pelo Município. 



Pão de queijo à moda Paracatu

Ingredientes

  • 1 prato de polvilho doce
  • 1 prato de queijo minas
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Sal
  • Leite até dar o ponto.

Modo de fazer



  • Em uma bacia coloque o polvilho e em seguida o queijo, manteiga, o sal e os ovos, misture tudo, mexendo com as mãos;
  • Coloque o leite aos poucos e vá sovando a massa até desgrudar das mãos;
  • Enrole o pão de queijo, leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que fiquem dourados.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: