NOTÍCIAS

Conselho Universitário da UFV aprova comissão para instalação do curso de medicina em Rio Paranaíba, anuncia deputado

Conselho Universitário da UFV aprova comissão para instalação do curso de medicina em Rio Paranaíba, anuncia deputado

A instalação do curso de medicina no campus da Universidade Federal de Viçosa- UFV- em Rio Paranaíba deu mais um passo importante. Após o sinal verde do Ministério da Educação- MEC-, agora o Conselho Universitário da instituição aprovou uma comissão que encaminhará a proposta oficial ao ministério. A comissão técnica da UFV tem 60 dias para apresentar o projeto para o MEC que já havia autorizado a medida. O anúncio da aprovação pelo Conselho Universitário foi feito nesta quarta-feira (19) pelo deputado federal, Reginaldo Lopes. O parlamentar falou que também será instalado o curso de enfermagem no campus de Rio Paranaíba.

A criação de cursos da área de saúde na região do Alto Paranaíba, mais especificamente no campus UFV-Rio Paranaíba, esteve em discussão, na última semana, em Brasília (DF), em duas reuniões que tiveram a participação do reitor Demetrius David da Silva. A primeira delas, na terça-feira (11/07), foi com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O encontro havia sido solicitado pelo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar) e prefeito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira. Participaram 25 prefeitos do Alto Paranaíba, do Triângulo Mineiro e do Noroeste de Minas Gerais.

Já a segunda reunião aconteceu na quarta-feira (12/07) com o ministro da Educação, Camilo Santana, a pedido do deputado federal Reginaldo Lopes. A princípio, ela seria apenas com o reitor e os prefeitos, mas o senador Rodrigo Pacheco também fez questão de participar. Ele deixou o plenário do Senado Federal por algumas horas em apoio à reivindicação levada a Brasília pelos prefeitos. Dentre eles, estavam Valdemir Diógenes da Silva (Rio Paranaíba), César Caetano de Almeida Filho (Carmo do Paranaíba), Denise Abadia Pereira Oliveira (São Gotardo) e Paulo Giovani Silveira de Melo (Serra do Salitre), que governam os municípios mais diretamente envolvidos com a proposta.

Durante as reuniões, foi lembrado que a criação dos cursos de Enfermagem e de Medicina é uma demanda regional, que já foi analisada, em 2021, por uma equipe de especialistas da UFV. A possível concretização deles dependia também da avaliação interna do Conselho Acadêmico-Administrativo (Coad) do campus Rio Paranaíba, bem como dos colegiados superiores da Universidade e da abertura de edital pelo Ministério da Educação. A comitiva havia deixado Brasília com a expectativa de ter o antigo sonho realizado. Tanto o ministro Camilo Santana quanto o senador Rodrigo Pacheco se mostraram bastante receptivos em relação ao projeto. Ambos o consideraram como prioritário para Minas Gerais e que pode realmente ser concretizado nos próximos meses, uma vez que o MEC havia sinalizou positivamente. Agora, a Comissão Técnica terá 60 dias para apresentar a proposta ao MEC. A instalação dos cursos, além de contribuir com a prestação de serviço na área da saúde para a população, vai permitir também que estudantes conseguiram se formar em medicina e enfermagem gratuitamente na região.

Patos Hoje



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: