NOTÍCIAS

VAZANTE – PROJETO GENTE CUIDANDO DAS ÁGUAS REALIZA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

VAZANTE – PROJETO GENTE CUIDANDO DAS ÁGUAS REALIZA AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Em dezembro, a Nexa concluiu as atividades e ações de mobilização previstas no Projeto Gente Cuidando das Águas em Vazante. Após uma readequação no cronograma, o projeto realizou ações nas frentes de educação ambiental, mobilização socioambiental e recuperação de nascentes. A área protegida ultrapassou a marca dos 213 hectares.

Ao longo do ano, o projeto preservou 61 nascentes, localizadas nas comunidades rurais de Vazante e Lagamar, em Minas Gerais. Foram construídos 36 km de cercas para conter a circulação de animas que ao pisotear a área podem compactar o solo e comprometer o fluxo normal das águas.

Essa é uma iniciativa que tem o objetivo de proteger e melhorar o funcionamento da bacia hidrográfica do Rio Santa Catarina e destacar a importância do uso da água de forma responsável entre a população.

Foco na educação ambiental

Em 2021, o Gente Cuidando das Águas desenvolveu mais de 130 atividades temáticas relacionadas ao solo, hidrografia, fauna, flora, usos dos solos e patrimônio cultural, com mais de 19 proprietários rurais, 124 alunos e 14 professores do 6º ano das escolas estaduais Cândido Ulhôa, Carolina Silva, escolas municipais Nair Melo Franco, Caldeira Brant, Emilio Alves Rios e Martinho Campos e a APAE.

De acordo com Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa, o Gente Cuidando das Águas investe na mudança cultural e proteção ao meio ambiente. Nossas ações são focadas em promover a conscientização e educação ambiental. É apenas com ações deste viés que vamos conseguir criar uma consciência coletiva de atitude de preservação e conservação da natureza de Vazante”, comenta.



Benane Xavier, Gerente da UGB Vazantes Mineiras da Nexa, que acompanha o projeto desde a sua concepção, ressalta os grandes resultados obtidos na frente de cercamento. “São 86 nascentes protegidas, proporcionando melhor cobertura de solo e percolação da água através do desenvolvimento da vegetação nativa, gerando aumento de vazões, melhor qualidade da água e abrigo para a fauna silvestre”, afirma.

Os alunos das escolas de Vazante também tiveram oportunidade de participar de outra frente do projeto, que organizou oficinas com técnicas de comunicação social e criação de uma campanha de sensibilização online sobre os cuidados com a água. As 40 atividades de mobilização envolveram mais de 120 alunos do 8º ano e organizou visitas a sete nascentes da região de Vazante, tendo como foco promover a educação e conscientização ambiental.

Sobre o Gente Cuidando das Águas
Criado em 2018, o projeto já recuperou 86 nascentes e construiu mais de 58.055 metros de cercas de proteção das nascentes do Rio Santa Catarina, que é o principal curso d’água da cidade.



O Gente Cuidando das Águas é desenvolvido em parceria com o BNDES, a Secretaria de Educação de Vazante, EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Transforma.Aí, Refloreste e a ADVAZ (Agência para o desenvolvimento local, integrado, e sustentável de Vazante).

Sobre a Nexa



A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.

Fonte: BCW



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: