NOTÍCIAS

Pix Automático começa nesta segunda (16); entenda como funciona

Pix Automático começa nesta segunda (16); entenda como funciona

Começa a funcionar nesta segunda-feira (16) o Pix Automático, nova modalidade de pagamento instantâneo que permitirá o agendamento de débitos recorrentes, como contas de energia, água, telefone, mensalidades escolares e serviços de streaming.

Com essa funcionalidade, os pagamentos serão feitos automaticamente na data programada, o que evita esquecimentos e atrasos.

Segundo o Banco Central do Brasil, o Pix Automático traz benefícios tanto para quem paga quanto para quem recebe. A modalidade será gratuita para o pagador e mais barata e prática para o recebedor, já que dispensa, por exemplo, o envio de boletos físicos.

Diferentemente do Pix tradicional, o Pix Automático exige que o recebedor solicite a autorização do pagador, que pode ser concedida por meio da leitura de um QR Code ou do código Pix Copia e Cola. A autorização pode ser cancelada a qualquer momento pelo pagador, e é possível definir um valor máximo por cobrança, para evitar débitos superiores ao previsto.

O Banco Central destaca que, além de incentivar o uso do Pix — que já ultrapassa 160 milhões de usuários no país —, a novidade também poderá atender clientes que não utilizam cartão ou boleto. Como o pagamento é automático, a chance de inadimplência é praticamente nula. Vale lembrar ainda que os pagamentos via Pix Automático não comprometem o limite disponível para outras transações no Pix.

Em caso de cobranças indevidas, a devolução será obrigatória por parte do banco do pagador, desde que o erro esteja relacionado à gestão da autorização concedida.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad