Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até sexta-feira (13/6)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Agora, os estudantes têm até sexta-feira (13/6) para se inscrever. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante.
Neste ano, o processo está ainda mais simples para os alunos do 3º ano da rede pública. Ao acessarem o sistema com CPF e data de nascimento, os dados já estarão pré-preenchidos, sendo necessário apenas escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol). A medida visa facilitar e agilizar o cadastro de cerca de 187 mil estudantes da rede estadual mineira.
Outra novidade importante é que os estudantes que não solicitaram a isenção da taxa de inscrição também estarão automaticamente isentos do pagamento, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC). Alunos do 1º e 2º anos do ensino médio também podem participar como “treineiros”, realizando a prova sem que o resultado seja utilizado para ingresso no ensino superior.
Com o objetivo de ampliar o acesso à universidade, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou a campanha “Todos inscritos no Enem”. A iniciativa mobiliza estudantes do último ano do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública a se inscreverem, com o apoio das escolas por meio de ações de divulgação, rodas de conversa e uso dos laboratórios de informática.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destaca os esforços da rede para garantir a participação dos estudantes. “Organizamos uma longa maratona que começa com o incentivo à emissão do CPF. Além disso, temos uma extensa preparação, com aplicação de simulados e aulões ao longo do ano”, afirma.
Apoio aos estudantes
Para auxiliar na preparação, o Governo de Minas oferece gratuitamente a plataforma Enem MG, desenvolvida pela SEE/MG em parceria com a Editora Estudo Play. A ferramenta disponibiliza videoaulas, simulados, trilhas de estudo personalizadas, correção de redações e um simulador de notas, que permite avaliar as chances de ingresso em universidades públicas.

A SEE/MG também promove diversas ações ao longo do ano. Em maio, foi realizado o segundo teste de redação no modelo do Enem, com mais de 700 mil participantes. Em abril, ocorreu o primeiro simulado oficial de 2025, e uma nova edição está prevista para o segundo semestre, juntamente com novos testes e aulões presenciais.
Na última sexta-feira (6/6), um grande aulão foi realizado em Paracatu, no Noroeste de Minas. A programação incluiu resolução de questões de diversas áreas do exame, dinâmicas interativas e atividades voltadas à valorização do acesso ao ensino superior.
Além disso, a Maratona Enem, com aulas ao vivo de segunda a sexta-feira, às 14h, segue com programação no canal da Educação no YouTube, no canal 2 da multiprogramação da Rede Minas e na própria plataforma Enem MG, também acessível por aplicativo no celular.
Provas e certificação
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. As provas abrangem quatro áreas do conhecimento — Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática — além da redação.
Além de garantir acesso ao ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, o Enem também pode ser utilizado como forma de certificação do ensino médio. Para isso, é necessário que o participante tenha, no mínimo, 18 anos completos até o primeiro dia de prova e alcance, pelo menos, 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.