Carnaval com responsabilidade: Governo de Minas reforça prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), intensificou as ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval, distribuindo mais de 4,6 milhões de preservativos masculinos e 255 mil femininos em todo o estado. Além disso, 255 mil unidades de gel lubrificante foram disponibilizadas em unidades de saúde e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). A iniciativa busca reforçar a conscientização e incentivar a adoção de hábitos seguros, incluindo a testagem regular para ISTs.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2024, os casos mais notificados em Minas Gerais foram sífilis adquirida (23.055) e HIV/Aids (4.743). Apesar da redução no número de novos registros de HIV em comparação com o ano anterior, a alta incidência de sífilis e a baixa adesão ao uso de preservativos ainda são desafios para a saúde pública. A coordenadora de IST/HIV e Hepatites Virais da SES-MG, Mayara Marques, alerta para a necessidade de reforçar a informação e o acesso a métodos preventivos.
Além dos insumos distribuídos, a SES-MG enfatiza a importância da testagem e do acompanhamento médico para pessoas em situação de vulnerabilidade. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), método de prevenção ao HIV que utiliza antirretrovirais, está disponível mediante avaliação profissional. O farmacêutico Bruno Paulino, do Centro de Saúde Pompeia, em Belo Horizonte, explica que o atendimento envolve consulta médica, exames laboratoriais e acompanhamento contínuo por uma equipe multiprofissional.
A SES-MG destaca que a prevenção vai além do uso de preservativos, envolvendo educação em saúde e o acesso a informações confiáveis. O compromisso do governo estadual é garantir ações contínuas para reduzir a transmissão de ISTs e promover a saúde da população.