O homem, de 50 anos, tinha retornado de Angola, área endêmica para a doença.
A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informou no final da tarde desta quarta-feira (15), que está investigando a morte de um homem, de 50 anos, que pode ter morrido infectado por malária. Essa doença é transmitida por um mosquito, é grave, mas ela não passa de uma pessoa para outra. Por isso, a população não precisa se assustar.
O homem, de 50 anos, tinha retornando de Angola, na África, e estava hospedado na casa de familiares no Distrito de Santiago, município de Presidente Olegário, onde já residiu também. Ele recebeu o primeiro atendimento em Presidente Olegário, e posteriormente no Hospital Regional Antônio Diasem Patos de Minas, onde faleceu em 15/01/2025.
O corpo do homem, foi velado em Presidente Olegário na manhã de hoje e foi transladado para a cidade de Mercês/MG – terra natal do paciente -, onde será velado. O sepultamento será nesta quinta-feira (16), em horário a ser confirmado.
Em nota ao PO Hoje, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informou que a investigação epidemiológica e ações de prevenção e controle estão sendo realizadas pelo município de Presidente Olegário.
A secretaria municipal de Saúde de Presidente Olegário, Lara Fernandes disse ao Pohoje que o município já foi notificado e que as providências estão sendo tomadas conforme orientação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas.
Nota da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foi notificada de óbito de paciente com suspeita de malária, ocorrido no dia 14/01/2024, no Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas.
O paciente é do sexo masculino, tem 50 anos e é proveniente de Angola, na África, área endêmica para a doença.
A SES-MG informa que acompanha o caso por meio da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas. A investigação epidemiológica e ações de prevenção e controle estão sendo realizadas pelo município de Presidente Olegário, onde o paciente estava hospedado e recebeu o primeiro atendimento, e pelo Hospital Regional de Patos de Minas.
O que é malária?
O Ministério da Saúde define a malária como uma “doença infecciosa febril aguda”, causada por “protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles”.
Qualquer pessoa pode contrair a malária. Quem apresenta várias infecções da doença pode atingir uma imunidade parcial, com poucos ou quase nenhum sintoma.
Quais são os sintomas?
Os mais comuns são:
febre alta;
calafrios;
tremores;
sudorese;
dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.
De acordo com o Ministério da Saúde, muitas pessoas também sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite, principalmente antes da fase aguda.
Como é feito o tratamento?
O paciente recebe comprimidos fornecidos nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves precisam de hospitalização.
O tratamento indicado depende de alguns fatores: espécie do protozoário infectante; idade e o peso; condições associadas, como gravidez e outros problemas de saúde; e gravidade da doença.