NOTÍCIAS

Ruptura de barragem leva à destruição de ponte e morte de peixes em UNAÍ

Ruptura de barragem leva à destruição de ponte e morte de peixes em UNAÍ

Uma barragem de água rompeu na fazenda Almesca, na área conhecida como Vale do Sonho, na zona rural de Unaí, região Noroeste de Minas Gerais, na manhã de domingo (24 de março). A Polícia Ambiental foi notificada e encarregada de avaliar o impacto ambiental da violação. Pessoal militar também foi destacado para reforçar os esforços de resposta caso a situação piore.

Até agora, uma ponte e parte da estrada que leva à área foram completamente destruídas; numerosos peixes foram encontrados mortos, levados para a costa, fora do leito do rio; e árvores, incluindo algumas de tamanho substancial, foram arrancadas. Felizmente, a quinta, localizada abaixo da barragem, não foi afetada.

Utilizando vigilância por drones, militares observaram uma área de até 1 km varrida pelas águas. Segundo a tropa, uma retroescavadeira estava presente no local porque, antes do rompimento, estavam em andamento esforços para alargar a lateral da barragem para aumentar o fluxo de água. Isso ocorreu porque o reservatório estava cheio até sua capacidade máxima, com derramamento de água sobre a barragem.

Com a estrada de acesso à quinta obstruída, a passagem para a residência dos proprietários tornou-se impossível. Porém, os proprietários se comunicaram com a equipe policial por telefone. Indicaram que a barragem possui todas as licenças necessárias, incluindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e que a fazenda pratica cultivo de pastagens e esforços de reflorestamento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: