NOTÍCIAS

Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico

Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico

Esta medida é aplicável aos condutores cujas carteiras estão com validade entre janeiro e junho deste ano.

O exame em questão é de larga janela de detecção e tem como objetivo verificar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com uma análise retrospectiva mínima de 90 dias.

Segundo dados divulgados pela Senatran em 20 de março, cerca de 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame em todo o território nacional.

A infração pela falta de cumprimento deste prazo será detectada pelos sistemas eletrônicos dos departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Após 30 dias do vencimento do exame, os condutores estarão sujeitos a multa, que será aplicada a partir de 1º de maio, independente da categoria.

Para verificar se o exame está em dia, os condutores podem utilizar o aplicativo da carteira digital de trânsito (CDT), acessando a área do condutor e clicando no botão “Exame Toxicológico”.

Se o exame estiver vencido, o motorista deve buscar um dos laboratórios credenciados para realizar a coleta e o teste.



É importante ressaltar que os condutores das mesmas categorias, com CNH vencendo entre julho e dezembro, têm até 30 de abril para realizar o exame toxicológico.

Agência Brasil



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: