NOTÍCIAS

Inscrições para o Fies estão abertas até o final deste mês

Inscrições para o Fies estão abertas até o final deste mês

Programa de bolsas para faculdade oferece mais de 112 mil vagas este ano

Quebrar o silêncio e testemunhar a emoção dos pais enquanto lágrimas de felicidade inundam seus rostos diante dos primeiros sons emitidos pelos filhos. Este é o cotidiano da fonoaudióloga Luana Marques, de 33 anos, residente em Valparaíso de Goiás (GO) e profissional de uma clínica em Taguatinga (DF). Sua dedicação ao atendimento de crianças e adolescentes reforça sua convicção de que escolheu o caminho certo ao ingressar na faculdade em 2019.

Dois anos após sua graduação, ela afirma que não teria sido capaz de arcar com os custos da faculdade se não tivesse sido beneficiada pelo programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Ver uma criança com necessidades especiais pronunciar palavras como ‘mamãe’ é uma vitória diária. Minha profissão me traz plenitude”, compartilha emocionada a profissional. Para muitos, como Luana, novas oportunidades de ingresso no ensino superior começam esta semana, com o início das inscrições para este programa de financiamento. Os interessados devem providenciar a documentação até a próxima sexta-feira (15). Para se inscrever no Fies, é requisito que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Social

Neste ano, o Fies oferece 112.168 vagas para financiamento de cursos superiores. Dentre elas, 67.301 são disponibilizadas para o processo seletivo do primeiro semestre. Uma novidade no edital é a introdução do Fies Social, conforme estabelecido na Resolução 58 e Portaria 167, ambas de 2024, que reserva 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O CadÚnico engloba indivíduos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Segundo o Ministério da Educação, esse grupo terá a possibilidade de financiar integralmente os encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, uma condição diferenciada em relação ao programa anterior.



Áreas

Outra novidade neste edital é que os estudantes podem agora selecionar até três opções de cursos pertencentes a diferentes grupos de áreas do conhecimento ao se inscreverem no Fies. Anteriormente, era exigido que os cursos selecionados fossem do mesmo agrupamento de áreas.

O MEC realizou uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies, incluindo cursos com maior empregabilidade e salários médios mais elevados, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados para a educação básica.



Resultados

Antes de ingressar no ensino superior, Luana Marques trabalhava como vendedora. A mensalidade do curso de fonoaudiologia, que era de R$ 1,7 mil, era intimidante. No entanto, após ser beneficiada pelo Fies, o trajeto de mais de uma hora de sua casa até a faculdade tornou-se menos penoso, com uma mensalidade de apenas R$ 250. Luana sonhava em reconstruir seu próprio caminho e tornar-se útil para os outros, e a faculdade foi a primeira porta para isso.



Os resultados do Fies desta edição serão divulgados em 21 de março. Os pré-selecionados devem completar suas inscrições entre os dias 22 e 26 do mesmo mês. A lista de espera estará disponível de 28 de março a 30 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: