NOTÍCIAS

ARTIGO DO ARQUIMEDES: VAZANTE, UM EXEMPLO DE UNIÃO PELO NOROESTE

ARTIGO DO ARQUIMEDES: VAZANTE, UM EXEMPLO DE UNIÃO PELO NOROESTE

Um mês depois de chegar oficialmente às ruas, o Movimento de união pelo Noroeste atinge a maturidade e confirma o que as pesquisas demonstraram: nossas cidades estão prontas para se unirem, darem as mãos e buscarem as melhorias que vão trazer desenvolvimento de verdade à região.

Este divisor de águas aconteceu na segunda-feira, 27 de setembro, em Vazante, onde integrantes do Movimento chegaram empolgados, ainda pela manhã. Como de costume, conversas nas ruas e muita escuta sobre os desafios que ainda são entraves para o desenvolvimento local: falta de incentivos à industrialização que gere emprego e renda, necessidade de construção de linha ferroviária e respectivo porto seco para melhorar o escoamento da produção regional, pressão para a ampliação dos serviços especializados de Saúde, Educação Técnica e Superior gratuitas e de qualidade para nossos jovens.

As conclusões chegadas nestas conversas são confirmação do que algumas pesquisas realizadas no Noroeste já haviam demonstrado: 4 de cada 5 moradores querem ter representantes próprios da Região na Assembleia Legislativa de Minas e na Câmara dos Deputados em Brasília.

Nosso encontro com o prefeito municipal de Vazante Jacques Soares Guimarães foi bem rico e falamos bastante sobre a importância desta união de forças que irá acelerar o avanço das nossas cidades. 

Jacques também é um líder progressista, incentivador da cooperação conjunta e que reconhece a importância da representatividade política do Noroeste de Minas.

E nós sabemos a importância que o Executivo e o Legislativo municipais têm na condução desta jornada de conscientização. Afinal, estes Poderes locais são o primeiro contato dos cidadãos com a política. As pessoas querem mesmo é encontrar seus representantes na rua, falar com eles e serem ouvidas e poder apontar as necessidades dos municípios onde moram. E, claro, saber que podem confiar neles porque conhecem suas famílias e onde eles vivem.

Em Arinos a escuta ativa na praça sobre o que precisa melhorar no Noroeste

Foram coisas assim que eu ouvi durante todo o dia, nas conversas com os vazantinos. Tenho muitas raízes na cidade e foi muito bom ser lembrado e reconhecido por tanta gente que também se lembrou com afeto e respeito do meu pai, o Seu Borginho.

Na Câmara Municipal, dava para sentir que temos muitos vereadores atentos aos entraves que ainda prejudicam um avanço ainda maior de Vazante, nossa capital do zinco. E estão politicamente maduros para somar conosco na luta pela representação do Noroeste. 

Como bem destaquei em meu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de Vazante, como ex-Prefeito de Paracatu, eu conheço as dificuldades de cada um deles e do Prefeito Jacques. Como Chefes de Executivos municipais, enfrentamos uma verdadeira maratona na Assembleia de Minas e na Câmara dos Deputados cada vez que precisamos sair de pires na mão em busca de recursos para resolver problemas que, na verdade, são pequenos se os comparamos com aquilo que oferecemos de positivo ao estado e ao país. Quando recebemos algo, são migalhas, porque a grande retribuição vai mesmo para as cidades de origem daqueles que temos elegido. E o Noroeste não merece mais viver de migalhas. É uma região muito produtiva, geradora de riquezas e de gente trabalhadora.

Em Riachinho, com Ze Renato empresário e ex vereador

E falamos sobre tudo isso ontem para uma bancada oficial (os legisladores de Vazante), para além de uma plateia formada por vereadores da vizinha Guarda-Mor, primeira cidade a receber o nosso movimento em 24 de agosto. Eu achei muito bonito ver duas cidades caminhando assim, de mãos dadas, como queremos que seja com todo o Noroeste. 

Desde então, passamos por Natalândia, Arinos, Buritis, Riachinho e Bonfinópolis.

Vamos seguir assim até que a nossa mensagem chegue a todos e que a semente esteja plantada em cada um dos municípios da nossa Região. Para nós, não existe distância, sol quente, fome, sono, cansaço. Estamos juntos em nome de uma causa sem partido, que é o avanço do Noroeste de Minas.

Arquimedes Borges, economista, ex-prefeito de Paracatu e líder do Movimento “Encontros com o Noroeste”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: