COVID-19: 15% DOS VACINADOS ESTÃO EM ATRASO COM A SEGUNDA DOSE EM VAZANTE


A Secretaria de Saúde de Vazante alerta que aproximadamente 15% das pessoas do município que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 estão em atraso com a data marcada para a segunda aplicação do imunizante.
Quem recebeu a primeira dose das vacinas da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer precisa obrigatoriamente da segunda aplicação para ser efetivamente imunizado. Vale lembrar que Vazante recebeu somente 340 doses da vacina da Janssen, a única que garante a imunização com apenas uma aplicação.
As Agentes Comunitárias de Saúde estão buscando contato com pessoas em atraso com a segunda dose, mas muitas delas não são encontradas porque forneceram dados incorretos no cadastro de vacinação.
Quando as pessoas recebem a primeira dose da vacina a data da segunda aplicação, que assegura a imunidade contra a covid-19, é anotada no cartão de vacinação. Sem completar esse ciclo vacinal, além de atrasar o processo de imunização, a pessoa corre o risco de contrair a doença.
Obs: Pessoas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca até o dia 11 de maio já podem procurar as unidades para tomar a segunda dose. O prazo para quem recebeu o imunizante é de 12 semanas entre a primeira e segunda dose.
VZ1
