NOTÍCIAS

Quanto é necessário guardar mensalmente para comprar um imóvel em BH?

Quanto é necessário guardar mensalmente para comprar um imóvel em BH?

Guardar dinheiro para comprar a casa própria, é uma das coisas que mais movem os brasileiros, visto a importância que se dá aos imóveis em BH próprios. Afinal, quando se consegue comprar um apartamento, isso é símbolo de uma independência inquestionável, da possibilidade de sobrar mais dinheiro do orçamento no final do mês, dentre outras vantagens. Mas, como guardar dinheiro todo o mês para realizar esse sonho? Com certeza isso não é nada fácil, visto que tão poucos conseguem economizar uma quantia significativa. Para essas pessoas que encontram dificuldades em guardar dinheiro mensalmente, nossa equipe preparou esse artigo especialmente para debater essa questão.

Organize o seu orçamento

A primeira coisa a ser feita por quem está desejoso de comprar um apartamento à venda em BH no futuro, é saber como está a sua saúde financeira. Para isso, é preciso saber o quanto se ganha e o quanto se gasta. Coloque todas as suas despesas num papel e veja se o seu salário é o bastante para supri-las, fazendo os cortes que forem necessários. Existem sempre coisas que fazemos que podemos cortar, como um cafezinho no meio da tarde todos os dias, por exemplo. Pode parecer besteira, mas coisas pequenas como essa, realmente impactam muito na conta final da pessoa ou da família.

Divida as suas despesas entre as que são fixas, como a internet e o aluguel, e aquelas que você poderia abrir mão. Veja coisas que você banca, mas que ou não tem utilidade, ou você poderia muito bem viver sem elas, como a TV a cabo, por exemplo. Se ela não é algo crucial para o seu entretenimento, se você só a tem por ser mais uma opção, seria ótimo caso deixasse de pagá-la. Fazendo essas escolhas, você verá que de uma a uma as suas despesas vão diminuir e muito, sobrando assim dinheiro para ser economizado todo o mês.

Planeje onde quer chegar

É preciso sempre saber onde se quer chegar com algo na vida, seja o que for. Para comprar um imóvel não é diferente, é preciso saber o quanto se quer acumular, e em quanto tempo deseja concretizar tal intento. Após definir tudo isso, é preciso ver o quanto será necessário guardar por mês. Para isso, recorra as suas anotações feitas na análise do seu orçamento, assim você verá o quanto terá disponível.



É preciso lembrar de ser fiel a sua realidade, não adianta querer guardar mil reais todo mês, se a sua realidade só te permite guardar 500. Trace o seu plano de economia dentro dos seus limites, porque fatalmente os seus planos acabarão frustrados no final, já que não conseguirá economizar o que é preciso. Quando isso acontecer, você pode acabar se sentindo extremamente desestimulado, já que lutou muito, mas acabou não conseguindo. Diante desse quadro, a importância de ser realista na hora de planejar onde se quer chegar só se amplia.

Aprenda a fazer trocas racionais

Para pessoas que estão muito afoitas para guardar dinheiro e comprar uma casa para vender em BH, sempre vem aquela ideia de que não se pode mais gastar em nada daquilo que gostamos de fazer. Essa é uma ideia bastante errônea e precipitada, afinal, a sua qualidade de vida também importa em todo esse processo. O planejamento financeiro não tem de ser radical (nada na vida tem), só é preciso saber escolher entre algumas coisas e fazer trocas permeadas pela racionalidade. Fazendo tudo isso, você não vai precisar passar por nenhum tipo de privação.



Saber administrar o dinheiro é o mais importante, e isso você aprende com o tempo. Veja como é e quanto você paga no seu plano de celular, qual o teor das suas compras no supermercado, com o que normalmente você gasta a maior parte do dinheiro que sobra, o quanto você gasta em gasolina, fazendo assim uma lista das coisas que podem ser trocadas. Por exemplo, seria possível trocar um pouco o carro pela bicicleta, que além de fazer bem para o seu bolso, fará um bem enorme para a sua saúde.

Não compre nada por impulso



É preciso para aqueles que querem guardar dinheiro para adquirir um imóvel, aprender a se controlar durante as compras. Muita gente compra as coisas, logo que elas lhes vêm a cabeça, o que é um erro enorme. Pense bem: Você precisa realmente daquilo? Você vai usar ou vai deixar tal artigo jogado de canto? Caso você realmente queira e precise de tal produto, tem certeza que comprar na primeira loja é uma boa opção? É preciso se livrar um pouco do instinto consumista que nos habita, aprendendo a se controlar e a fazer escolhas mais inteligentes.

Não prorrogue

É preciso seguir com determinação a ideia de guardar dinheiro para comprar um imóvel. Com certeza, você conhece gente que trabalhou a vida inteira, mas não conseguiu construir nada. Pois é, essa é a realidade da grande maioria dos brasileiros, e é preciso tomar cuidado para não ser assim também. Esse é um dos maiores sonhos do povo do nosso país, sendo que ele tem mais a ver com planejamento, do que com o dinheiro em si.



Caso o seu salário seja alto, mas você gaste muito mais do que recebe ou deveria, fatalmente você não conseguirá realizar os seus objetivos. No entanto, se você não ganha tanto assim, mas tem boa cabeça e sabe se controlar, com o tempo pode alcançar um ótimo resultado, conseguindo realizar o sonho, afinal de contas. Por isso, é preciso organizar o seu orçamento logo quando começar a trabalhar, assim você estará no caminho certo. Crie o hábito de economizar desde sempre, nem que seja uma quantia irrisória, isso te fará um poupador nato com o tempo.

Para você que curtiu nosso artigo, sobre a quantia mensal que é necessária para se comprar um imóvel, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: