NOTÍCIAS

Cerca de 10 mil mudas de árvores devem ser plantadas nos próximos quatro anos em Vazante

Cerca de 10 mil mudas de árvores devem ser plantadas nos próximos quatro anos em Vazante

O Projeto Vazante Verde está arborizando todos os bairros da cidade de Vazante/MG com plantas nativas do Cerrado. Desenvolvida desde 2018, a iniciativa já plantou 843 mudas das espécies Angico, Aroeira, Jenipapo, Ipê Amarelo, entre outras.

A expectativa é que Vazante ganhe 10 mil novas árvores nos próximos quatro anos, tornando-se uma das cidades brasileiras mais arborizadas e uma das únicas com espécies do bioma do Cerrado. A ação é uma parceria entre a Nexa Vazante, o Legado Verdes do Cerrado e a Prefeitura Municipal de Vazante.

De acordo com o engenheiro ambiental da Nexa, Benane Xavier da Silva, o projeto traz várias vantagens para a comunidade. “As altas temperaturas e a falta de sombra das árvores na cidade foram os principais motes para a iniciativa. É notável como as árvores são benéficas para a população e causam sensação de conforto, principalmente nos dias mais quentes. Além disso, elas ajudam na percolação de água para o solo”, explica.

Para a realização do projeto, a Nexa fornece as mudas e as campanhas de educação ambiental. Já a Prefeitura prepara as calçadas e os insumos para o plantio. E a população escolhe e planta a árvore em frente a sua residência. “Investir no plantio dessas árvores é importante para restaurar a flora original da região. São árvores adaptadas ao clima local e selecionadas para o núcleo urbano. Além disso, propiciam a volta dos pássaros típicos para a cidade”, afirma Fernando Gurgel, Gerente Geral da Nexa Vazante.

O Vazante Verde tem, ainda, o desafio de promover educação ambiental e fomentar o senso de propriedade por parte da população. A ação propõe a adoção das árvores como parte da cidade e, por isso, a ideia é o morador escolher e plantar a sua árvore, dentre as disponibilizadas no projeto. A iniciativa é integrada ao Programa de Educação Ambiental (PEA) e ao Programa de Voluntariado “Somos Todos”, ambos da Nexa.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado



O Legado Verdes do Cerrado é uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, que possui a maior área de cerrado conservado do Brasil. Com 32 mil hectares, está localizado em Niquelândia, no estado de Goiás, sendo de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e administrada pela Reservas Votorantim.

Pesquisas científicas da flora e fauna acontecem na área e mudas nativas do cerrado são produzidas, além de atividades de educação ambiental e ecoturismo.


Sobre a Nexa



A Nexa Resources é uma das cinco maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Peru e no Brasil e escritórios comerciais em Luxemburgo, Estados Unidos e China, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus empregados atuam focados na construção da mineração do futuro, cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com.



Idéia Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: