NOTÍCIAS

Baixa procura por vacinação contra gripe preocupa governo de Vazante

Baixa procura por vacinação contra gripe preocupa governo de Vazante

Em avaliação ao desempenho da campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria Municipal Saúde mostra preocupação quanto a baixa procura. De acordo com dados oficiais do município, o grupo prioritário está distante de atingir a meta estabelecida.

A situação tem se agravado a cada ano. Um dos fatores, é a falta de informações seguras e fidedignas da população. Ela, muitas vezes, tem acesso a falsas notícias, que desaconselham à vacinação, atribuindo que esse tipo de campanha faz parte de conspiração dos governos e tal. As falsas informações fazem com que, principalmente os pais, fiquem receosos de vacinarem seus filhos.

As vacinas da gripe são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época.

Neste ano, a grande novidade é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Também fazem parte do público elegível para vacinação, adultos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para vacinar, basta comparecer em qualquer uma das UBS’s do município, munido da caderneta de vacinação até 31 de maio.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: