NOTÍCIAS

Por causa da “Doença mão-pé-boca”, CEMEI de Guarda-Mor suspende aulas até 22 de abril

Por causa da “Doença mão-pé-boca”, CEMEI de Guarda-Mor suspende aulas até 22 de abril

Devido ao grande número de ocorrências da doença viral conhecida como “mão-pé-boca” altamente contagiosa, a secretaria de educação da Prefeitura de Guarda-Mor suspendeu as atividades do centro de educação Infantil o CEMEI até o dia 17 de Abril. As atividades retornam no próximo dia 22 de abril.

Durante esse período, o CEMEI passará por uma desinfecção e esterilização de todo o prédio promovendo assim o combate ao vírus transmissor da doença.

A orientação é que a criança que está com a doença mantenha se em repouso.

Sobre a doença

A doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês) é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites(espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.

São sinais característicos da doença mão-pé-boca:



  • Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
  • Aparecimento na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
  • Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.

A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas.

Não existe vacina contra a doença.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: