Documentos necessários para solicitar o Seguro DPVAT
Para todos que possuem veículo automotivo, com certeza já ouviu falar no Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre – DPVAT. Esse seguro existe para assegurar todas as vítimas envolvidas em acidente de trânsito nas vias terrestre de todo o país. Uma das maneiras de assegurar as vítimas de acidentes é a indenização, ou seja, o seguro DPVAT arca com todas as despesas e gastos.
Porém, para exigir o direito do Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre – DPVAT, a vítima ou familiar da vítima tem os seus deveres, ou seja, apresentar todos os documentos necessários nos pontos de atendimento do Seguro DPVAT do seu estado. Abaixo confira a documentação exigida para requerer o Seguro:
- Boletim de Ocorrência Policial – B.O.: Após o acidente a vítima ou o familiar da vítima deve ir a uma delegacia informar o ocorrido, dessa maneira será registrado o B.O.
- Cadastro de Pessoa Física – CPF: Deve-se apresentar o CPF da vítima ou em alguns casos do solicitante também é exigido.
- Registro Geral – RG / Carteira Nacional de Habilitação – CNH: No caso de vítimas que são pedestres apresentarem o RG e vítimas que são motoristas apresentar a CNH.
- Comprovante de Residência: Deve-se informar o local que a vítima mora.
- Relatório de Atendimento: Apresentar o relatório do atendimento no local, ou seja, atendimento feito pela Policia Militar, Polícia Civil, Policia Rodoviária Federal, SAMU, Corpo de Bombeiros ou qualquer outro órgão que tenha prestado o atendimento.
- Boletim de Atendimento Médico Hospitalar: Se a vítima precisar de cuidados médicos e até mesmo remédios, é necessário apresentar o relatório do médico, os gastos do hospital e os gastos com remédios. Se houver a necessidade de um gasto com os dentes devido ao acidente, a vítima também deve apresentar o relatório de um dentista.
Vale lembrar que se a vítima não sobreviver ao acidente, ou seja, falecer, o familiar também pode solicitar o Seguro DPVAT, porém será necessário apresentar todas as despesas e gastos originais que estiverem no nome da vítima e com especificações do período do atendimento.
Caso as despesas forem pagas por uma terceira pessoa, é exigido apresentação dessa pessoa comprovando os gastos (notas fiscais, faturas, etc.), além da comprovação das despesas médicas e todos os documentos pessoais das vítimas.