NOTÍCIAS

Conta de luz em Minas não terá reajuste pelo segundo ano seguido, decide Aneel

Conta de luz em Minas não terá reajuste pelo segundo ano seguido, decide Aneel

O governador Romeu Zema anunciou ontem (25/05) que 7 milhões de clientes residenciais da Cemig não terão reajuste nas contas de energia elétrica. Segundo ele, a medida ameniza os impactos da pandemia na vida dos mineiros e foi possível porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acatou pedido da Cemig para devolver cerca de R$ 1,5 bilhão para os clientes de sua área de concessão.

Pelo segundo ano consecutivo, a Cemig não irá reajustar a conta de energia dos consumidores residenciais. É uma ajuda que o Governo de Minas e a empresa dão aos mineiros neste momento de pandemia, mostrando que estamos fazendo de tudo para amenizar o sofrimento daqueles que mais precisam”, disse.

Em 2019 uma decisão da Justiça Federal considerou que os consumidores mineiros pagaram ICMS a mais na conta de luz entre 2008 e 2011. Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco propôs que o valor seja restituído para os mineiros em forma de descontos na conta de luz como foi feito no segundo semestre do ano passado.

A previsão é que o valor a ser restituído aos mineiros possa compensar além dos reajustes de 2020 e 21 outros dois aumentos na conta de luz. 

Contas em atraso

Está em vigor uma Campanha de Negociação de Débitos que oferece aos clientes residenciais e comerciais de baixa tensão a oportunidade de dividir em até 12 vezes suas contas em atraso, sem juros, utilizando o cartão de crédito.



Além disso, para os clientes da categoria de Tarifa Social de Energia Elétrica, o parcelamento pode ser feito em até 24 vezes, também sem juros. Em outra iniciativa, a Cemig suspendeu o corte de energia por inadimplência para os clientes classificados como baixa renda em situação de inadimplência até o dia 30 de junho. Hoje, a companhia tem mais de 900 mil famílias cadastradas nessa categoria.

Fonte: Itatiaia



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: