NOTÍCIAS

Professores da rede estadual de Minas anunciam greve sanitária por tempo indeterminado

Professores da rede estadual de Minas anunciam greve sanitária por tempo indeterminado

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), anunciou nesta quarta-feira (28) mais uma Greve Sanitária por tempo indeterminado a partir do dia 2 de agosto. A paralisação vai ocorrer em cidades em que houver convocação presencial.

De acordo com a coordenadora-geral do Sind-UTE, professora Denise Romano, a decisão de uma nova greve ocorre porque a Rede Estadual de Educação de Minas não apresenta segurança sanitária nas escolas para um retorno presencial. Ela ressaltou que o processo de vacinação no Estado não garantiu a imunização completa com a segunda dose na categoria e as crianças e adolescentes sequer têm um cronograma de vacinação. 

“A Rede Estadual de Minas não apresenta segurança sanitária nas escolas para um retorno presencial, o processo de vacinação no Estado não garantiu a imunização completa com a segunda dose na categoria e as crianças e adolescentes sequer têm um cronograma de vacinação. Essa greve sanitária se faz necessária para defender a vida da categoria, dos estudantes e das comunidades escolares” explicou a coordenadora. 

O Sindicato destacou que nas regiões onde houver a modalidade do ensino remoto o serviço continuará a ser prestado aos estudantes. 

A primeira Greve Sanitária anunciada pelo Sind-UTE ocorreu entre os dias 12 e 17 de julho e atingiu tanto as atividades presenciais quanto o ensino remoto.

Em nota, o Governo de Minas informou que a Secretaria de Estado de Educação vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, mas reiterou que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com o fim do recesso escolar, no próximo dia 3 de agosto.



Leia a nota do Governo na íntegra:

Sobre a greve convocada pelo sindicato da categoria para a próxima semana, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com o fim do recesso escolar, no próximo dia 3 de agosto.

Reforçamos ainda que a retomada das atividades presenciais na rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), desenvolvido em conjunto por um grupo de trabalho formado por especialistas nas áreas de saúde e educação, e balizado por critérios técnicos que orientam as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19.



Todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. A retomada também inclui monitoramento de casos suspeitos da doença, com a possibilidade de afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade.

Fonte: Rádio Itatiaia



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: