NOTÍCIAS

Se Liga na Educação estreia teleaulas de 2021 na próxima segunda-feira (15/3)

Se Liga na Educação estreia teleaulas de 2021 na próxima segunda-feira (15/3)

As teleaulas do programa de Se Liga na Educação, dedicadas aos conteúdos escolares do ano letivo de 2021 da rede pública estadual de ensino, começam a ser transmitidas pela Rede Minas e pela TV Assembleia na próxima segunda-feira (15/3). A iniciativa, que integra as ferramentas pedagógicas desenvolvidas para o Regime de Estudo não Presencial oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), traz novidades, como o aumento no número de aulas dos componentes curriculares.  

A preparação das teleaulas começou com o treinamento dos professores novatos que agora passam a integrar a equipe do Se Liga na Educação. No curso, eles receberam dicas de como se portar diante das câmeras e conduzir a apresentação, com objetivo de adequar ao formato televisivo os conteúdos que dariam no ambiente de sala de aula. A Rede Minas também produziu um material com dicas de preparação, produção e figurino para auxiliá-los.   

O resultado pode ser visto em mais de cinco horas de conteúdo no ar, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 12h30. São 35 profissionais da SEE/MG, entre professores e mediadores envolvidos na produção do Se Liga na Educação. Além de produtores, maquiadores, câmeras e técnicos que totalizam mais 22 pessoas realizando este trabalho.

Ferramenta importante

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, o Se Liga na Educação é uma importante ferramenta desenvolvida para viabilizar o Regime de Estudo não Presencial. Associado ao Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa possibilita que os estudantes tenham acesso às aulas e ajuda na compreensão do conteúdo. 

“Os alunos podem tirar dúvidas, ao vivo, com um professor sobre as atividades previstas no PET. É mais uma forma de interagir com o conteúdo, ouvindo os professores sobre as disciplinas trabalhadas”, diz. 



Ainda de acordo com a subsecretária, o Se Liga na Educação alcança estudantes, não só do Estado, mas também de outras redes de ensino. “O programa é fundamental para que a gente possa mitigar os processos difíceis que estamos vivendo por causa do isolamento social”, observa. 

Dúvidas

Todos os dias, das 11h15 às 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes no número (31) 98295-2794, por meio de aplicativo de mensagens, ou por ligações no número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as perguntas que chegam diariamente e as encaminha para a mediadora, que lê, ao vivo, para respostas dos professores no estúdio.



Conteúdo

Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).



Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: