Prazo para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2018 termina na quinta-feira, 06




Os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2018 têm até esta quinta-feira, 6 de dezembro, para justificar a ausência. A data corresponde ao fim do prazo de 60 dias após 7 de outubro, primeiro dia de votação.

A justificativa pode ser feita pessoalmente no Cartório Eleitoral, que está localizado no prédio do CAC, à Avenida Castelo Branco. Para justificar, é necessário comprovar o motivo da ausência, apresentando documentos, como um atestado médico ou comprovante de deslocamento.



Se utilizar o Sistema Justifica, disponível nas páginas do TSE ou dos TREs, o eleitor deverá preencher um formulário online para informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar.

Em Vazante, o total de abstenções atingiu o índice de 24,42%, o que corresponde a 4.052 eleitores vazantinos que deixaram de comparecer às urnas no primeiro turno das Eleições 2018 e, portanto, precisam justificar a ausência.



Quem não vota e não justifica não tem quitação eleitoral, necessária para praticar vários atos da vida civil, como fazer matrícula em instituição superior de ensino. Após o prazo final para justificativa, o eleitor fica sujeito ao pagamento de multa para regularizar a situação na Justiça Eleitoral.

Com relação à ausência ao segundo turno, o prazo para justificativa termina em 27 de dezembro.



Fonte: Rádio Montanheza



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *