NOTÍCIAS

Câmara de Vazante entrega títulos de cidadãos honorários; veja quem recebeu!

Câmara de Vazante entrega títulos de cidadãos honorários; veja quem recebeu!

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (30), a Câmara Municipal de Vazante entregou três Títulos de Cidadãos Honorários propostos através de Projetos de Resoluções aprovados, por unanimidade, pelo plenário da Casa.

Os novos cidadãos vazantinos são os empresários Ricardo Lofrano Fraguas, Simar Maciel da Silva e Sander Deanne Soares Floriano, agraciados respectivamente pelos vereadores Daniel Henrique e Joel Pereira, ambos do PSD.

Formado em geologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com especializações em engenharia ambiental integrada e áreas correlatas, Ricardo Fraguas iniciou sua carreira profissional em Vazante, em fevereiro de 1999, contratado pela Votorantim Metais para desenvolver e coordenar projetos ambientais.

Natural de Jaboticabal (SP) e pai de três filhos (Luiz Gustavo, Benício e Murilo), o geólogo rapidamente se adaptou aos costumes, à cultura e à tradição da sociedade local, nutrindo sincero sentimento de amizade e recíproca afinidade com as famílias tradicionais e o povo do lugar.

Em 2008, Ricardo Fraguas se desligou do mundo corporativo para investir em um projeto pessoal com a criação da empresa SSMA Consultoria e Arqueologia, prestadora de serviços nos seguimentos de mineração, indústria, agronegócio e saneamento básico, que tem atuação em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e em todo território nacional.

Próximo de completar 20 anos de convivência com a comunidade vazantina, o geólogo é reconhecido não só pela sua capacidade profissional, mas também, pelo seu envolvimento em projetos ambientais e culturais que promovem a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sociocultural de Vazante.



Na justificativa da sua homenagem ao geólogo, o vereador Daniel Henrique ressaltou que, além de defensor do meio ambiente, Ricardo FraguaS é um inovador das grandes ideias e incentivador do empreendedorismo com sustentabilidade.

Já para o vereador Joel Pereira, os títulos honoríficos concedidos aos empresários Simar Maciel e Sander Adeanne são plenamente justificáveis pelos seus laços afetivos e compromisso com desenvolvimento econômico e social de Vazante.

Filho de Pedro e Manoela Maciel da Silva, o patense Simar nasceu em abril de 1970 e veio para Vazante juntamente com a família aos 10 anos de idade, começando a trabalhar aos 12 anos como balconista de uma mercearia.



Ao se tornar rapaz, Simar buscou novos horizontes profissionais e ingressou na antiga MASA como ajudante de topógrafo, onde trabalhou até empreender seu primeiro negócio em parceria com o irmão Rubens Maciel.

Em 1994 ele decidiu constituir família e casou-se com Magna Campos, com quem tem dois filhos, Pedro Henrique e João Gabriel. Posteriormente montou um bar, mas logo depois comprou um caminhão para trabalhar com transporte de leite.



Perseverante, Simar Maciel só despertou sua vocação empreendedora quando passou a administrar a pequena mercearia de seus pais, estabelecimento que expandiu ao longo dos anos até se transformar no Supermercado Maciel, um dos maiores e mais estruturados da cidade. À frente do empreendimento, ele ampliou os negócios da família que, hoje, incluem fazendas, imóveis e a distribuidora de bebidas Maciel Festas, gerando cerca de 50 empregos diretos. “Simar é um empresário bem sucedido porque é uma pessoa humilde, que cultiva as amizades e valoriza os seus colaboradores”, resume o vereador Joel.

A síntese biográfica de Sander Deanne, também homenageado pelo vereador Joel, revela uma história de fé no futuro, garra e superação. Nascido em Três Marias, no dia 31 de agosto de 1973, ele é o oitavo filho do casal Waldemiro e Iza Floriano. Sua infância e adolescência foram marcadas por perdas dolorosas, como a morte da mãe quando ele tinha apenas 1 ano e 10 meses de idade,

Aos 11 anos, Sander perdeu o irmão Júlio César e, aos 16 anos, sofreu com a morte do pai, trágicos acontecimentos que uniram a família numa demonstração de força, amor e companheirismo. Amadurecido pela orfandade precoce, o adolescente teve seu primeiro emprego na Casa J Leite, quando morava em João Pinheiro e começou a tomar gosto pelo comércio.



Em 1993, aos 19 anos, Sander mudou-se para Vazante e inaugurou a Vaz Tecidos, loja estabelecida há 25 anos na cidade. Casado com a advogada Marilessa Mello Floriano, o empresário tem duas filhas, Iza e Clara, sendo o nome da primeira em homenagem à avó materna.

Dedicado às causas sociais, o empresário ingressou no Rotary Club de Vazante em junho de 2007, já tendo sido presidente e governador assistente da entidade. Ele também abraçou um novo empreendimento em 2013 ao se tornar sócio da empresa Ônix Negócios Ltda., que atua no ramo de financiamento e corretagem imobiliária.

Nos anos de 2017 e 2018, em outra atitude voluntária, Sander presidiu o Conselho Organizador da Festa da Lapa, órgão encarregado de coordenar o comércio popular do maior evento festivo de Vazante e gerir os recursos que são arrecadados e destinados às entidades sociais da cidade. “Nada mais justo do que oficializar a cidadania de alguém que sempre demonstrou ser um vazantino de coração”, ressaltou o vereador Joel, justificando sua homenagem a Sander Deanne.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: