NOTÍCIAS

Nexa E Defesa Civil Realizam Simulado De Emergência Em Vazante

Nexa E Defesa Civil Realizam Simulado De Emergência Em Vazante

Nexa realizou, em parceria com as Defesas Civis de Vazante e Lagamar, e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Depósitos da Barragem Aroeira, em Vazante, no noroeste de Minas Gerais. O evento contou com a participação de 100% de adesão dos moradores do entorno da unidade. 

O exercício preventivo teve o objetivo de informar, treinar e capacitar os moradores da zona de autossalvamento a agir em uma possível de emergência. Os depósitos da Nexa estão seguros e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação nacional de segurança de barragens.  

De acordo com Benane Xavier, Gerente de Meio Ambiente e Coordenador do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da unidade da Nexa Vazante, o exercício é fundamental para companhia avaliar as medidas de segurança que são adotadas. “Segurança é um valor inegociável para Nexa. Queremos destacar a cultura de prevenção e reforçar como nossa atuação é segura em todos as cidades que estamos presentes.  Além disso, a realização do simulado é uma oportunidade não só para os moradores do entorno, mas também para todos os agentes que estão envolvidos nessa atividade”, ressalta. 

No exercício, foram testados os sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga até os pontos de encontro. 

Para Ludmila, coordenadora da Defesa Civil de Vazante, essa foi a segunda vez que participamos do simulado de emergência e estivemos presente em todas as reuniões e alinhamentos relacionados ao exercício. “O simulado é importante para trabalharmos em conjunto a temática da segurança com a comunidade e também com toda a equipe da Nexa. Tivemos a participação de todos os públicos envolvidos e é fundamental que eles estejam prontos para agir em caso de emergência”, diz.

Segundo o Tenente Igor, comandante do Corpo de Bombeiros de Paracatu, o órgão buscou fazer com que a população tivesse um maior engajamento no simulado. “O simulado foi um sucesso. Desde o início do ano estamos em contato com a Nexa para preparar o sumulado de Vazante e Morro Agudo, em Paracatu”, comenta.



“Todas as nossas barragens estão seguras. O objetivo do simulado é garantir que a Nexa, comunidade, órgãos envolvidos estejam treinados, capacitados e conscientes das suas ações em uma situação de emergência”, ressalta Antônio Padrón, gerente geral da Nexa.

A realização do simulado de emergência contou com o apoio colaborativo da Prefeitura de Vazante, Defesa Civil Vazante, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além da Defesa Civil de Lagamar. 

Sobre a Nexa 



Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritório em Luxemburgo, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações sobre a Nexa, acesse o nosso site

NEXA



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: