NOTÍCIAS

Estudo em Uberlândia identifica pacientes com câncer de mama grave através do nível de proteína no sangue

Estudo em Uberlândia identifica pacientes com câncer de mama grave através do nível de proteína no sangue

Uma pesquisa realizada pelo Hospital do Câncer de Uberlândia identifica pacientes com câncer de mama grave através de nível de proteína do sangue. Com esse estudo é possível ampliar o conhecimento sobre tumores e traçar estratégias ainda mais certeiras no combate ao câncer.

Segundo o Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer (Nuppec), a pesquisa analisa a presença da proteína EGFR solúvel no sangue de pacientes com o tumor, uma observação importante para o prognóstico da doença.

O câncer de mama triplo-negativo é responsável por cerca de 15% dos casos, apresenta os mesmos sinais e sintomas que os outros tipos e são mais comuns em mulheres com menos de 40 anos. Ele se difere de outros tipos invasivos por crescer e se disseminar mais rapidamente e por ter opções mais limitadas de tratamento.

O estudo realizado pelo Nuppec comparou 214 pacientes com diagnóstico de câncer de mama e 89 mulheres sem alterações na mama e sem histórico de câncer. A pesquisa concluiu que mulheres com o câncer triplo-negativo que apresentam altos níveis da proteína EGFR solúvel, possuem uma pior evolução da doença comparado àquelas na mesma situação e que possuem níveis mais baixos.

“Cada paciente é único e possui uma manifestação diferente do câncer em seu corpo. Com essa pesquisa, o principal impacto social é a análise individualizada de cada caso, o que resulta em um estudo mais efetivo das formas de tratamento, que têm se tornado ainda mais específicas demandando análises mais aprofundadas em cada paciente, observando subtipos, realizando avaliações para saber os tipos de mutações que o tumor adquiriu”, explicou o oncologista e coordenador do Nuppec, Rogério Araújo.

Proteína natural



De acorod com o biomédico e pesquisador em saúde coletiva do Nuppec, Felipe Cordero, a proteína EGFR analisada durante este estudo é gerada naturalmente em nosso corpo.

“A forma solúvel da proteína EGFR é produzida normalmente por várias células do nosso organismo. Se há algo que impacta nesta produção, como o estilo de vida, por exemplo, ainda não é conhecido, mas vemos que níveis alterados no câncer de mama triplo-negativo indicam para agressividade da doença”, explicou Felipe Cordero.

Hospital do Câncer em Uberlândia — Foto: Hospital do câncer em Uberlândia/Divulgação

Pesquisa publicada



O resumo “Expressão do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) no sangue e no tumor de pacientes com câncer de mama: análise prognóstica”, com a conclusão e metodologia utilizada no estudo, foi publicado pelo Nuppec na última edição do mais prestigiado congresso oncológico do mundo, a ASCO – Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em tradução livre.

“A pesquisa salva vidas! É extremamente gratificante ver o Nuppec entre os maiores do mundo. Isso é fruto da competência e esforço dos colegas. Este trabalho reforça o propósito do Grupo Luta Pela Vida, de oferecer melhores condições de tratamento e cura aos pacientes oncológicos”, afirmou Rogério Araújo.



G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: