NOTÍCIAS

Saúde apresenta protocolo sanitário para volta presencial às aulas no estado

Saúde apresenta protocolo sanitário para volta presencial às aulas no estado

Documento traz, entre outras definições, os critérios mínimos para retomada das aulas nas escolas 

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, apresentou na coletiva desta terça-feira (29/9), o protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais, no contexto da pandemia de covid-19.

“A adoção de medidas de prevenção e controle é recomendada a todos, inclusive aos profissionais, aos responsáveis pelos alunos e aos próprios estudantes, promovendo assim um ambiente seguro. Dessa forma, a SES-MG entende que é preciso, minimamente, um tempo para que seja feita a estruturação de toda rede escolar com apoio psicossocial. É preciso fazer as adaptações necessárias, dando uma atenção especial para estudantes com deficiência e com condições de risco”, explicou Amaral.

O secretário reforçou, ainda, a importância de que toda a comunidade escolar esteja ciente dos benefícios e riscos a cada estratégia adotada, seja ela virtual, híbrida ou presencial, bem como os objetivos de cada uma. Segundo ele, embora o documento já seja reflexo do esforço de abarcar todas as variáveis possíveis, serão feitas revisões e atualizações sempre que necessário, conforme demanda o dinâmico contexto apresentado pela pandemia.

“Naturalmente, o protocolo é passível de revisão a qualquer momento, mas entendemos que ele está muito abrangente e nos parece ser muito adequado para orientar a atividade escolar para que  esse retorno seja o mais seguro possível”, afirmou.

O protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais traz definições como recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas, critérios mínimos para retomada das aulas presenciais, orientações para os trabalhadores do ambiente escolar e metragem para o fluxo de entrada nas escolas.

Clique aqui e confira o protocolo completo.



Revisão na curva de óbitos

Durante a coletiva, Carlos Eduardo Amaral também falou sobre a situação da curva de óbitos do estado.

“Ao observar a notificação por data de ocorrência, vemos que se mantém a tendência de queda que vinha se apresentando desde meados de julho. Ainda segundo as análises, quando fazemos avaliação por semana epidemiológica, vemos que o pico de óbitos foi na semana de número 33, período entre 9/8/2020 e 15/8/2020”, afirmou.



Até o momento, Minas Gerais registrou 292.291 casos confirmados da covid-19 e 7.259 óbitos.

Agência Minas



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: